A Universidade do Contestado participou do Seminário Estadual do PROESDE Licenciatura e Desenvolvimento Regional ocorrido no último sábado, dia 25 de novembro em Joaçaba na UNOESC. A UnC foi representada pelos professores Rosana Kohls, Débora de Almeida, Roberto Brozoski, Clarice Gaudêncio e Marilene Stroka, além de alunos representantes de Concórdia, Curitibanos e Mafra que participaram do PROESDE 2017.

A programação contou com palestras pela manhã, tendo como temática “Inovar para desenvolver sustentavelmente”, “Educação como promoção do Desenvolvimento” e “O Ensino Médio que Santa Catarina quer: uma contribuição do PROESDE Licenciatura. Na parte da tarde os alunos do PROESDE Licenciatura homologaram um documento com proposições sobre “O Ensino Médio que Santa Catarina quer”. Já os alunos do PROESDE Desenvolvimento Regional participaram da apresentação de um vídeo de cada Instituição com uma síntese dos trabalhos socializados em cada Instituição além de depoimentos sobre a importância do Programa. Também foram expostos posters dos trabalhos realizados pelos alunos como conclusão do curso de Extensão. A UnC foi representada pelos seguintes trabalhos: “Transição de uma agricultura baseada na agroecologia”, “Reflexos do perfil de saúde dos produtores de tabaco da cidade de Itaiópolis – SC no desenvolvimento Regional”, “Desafios da qualificação da mão de obra na região de abrangência da 11ª ADR – Curitibanos” e “Benefícios da implantação de uma cooperativa de leite e derivados na microrregião de Canoinhas”.

Para a Diretora de Extensão, Marilene Stroka, “o PROESDE trouxe, além da bolsa para os alunos contemplados, o conhecimento através das discussões sobre a Proposta Curricular Catarinense e o novo Ensino Médio e o  conhecer e pensar em políticas públicas para o desenvolvimento das regiões de abrangência da UnC.”