08 ago

Possibilitar ao idoso aprofundar conhecimentos em áreas de seu interesse e, ao mesmo tempo, trocar informações e experiências com os jovens é o objetivo central do Programa Universidade Aberta da Terceira Idade – UNATI.

Desenvolvido pela Universidade do Contestado, o projeto reúne o público da terceira idade para interagir com palestras, atividades físicas e oficinas no Campus da UnC. As ações são realizadas semanalmente, com a participação de diversos cursos da UnC, entre os quais Fisioterapia, Educação Física, Farmácia, Direito, Ciências Contábeis, Psicologia, Engenharia Civil e Sistemas de Informação.

A aposentada Ivonete Fares é uma dos 30 participantes do Programa e diz que as atividades contribuem de forma significativa em sua rotina. “Os encontros possibilitam a interação, novas amizades e conhecimento, principalmente pelo tema das palestras, pois aprendemos sobre muitos assuntos”, conta. Ivonete destaca que, ao invés de ficar em casa, os idosos devem participar do projeto, pela melhora na saúde e qualidade de vida que no projeto proporciona.

A coordenadora do UNATI, professora Daniela OIiva, explica que os idosos participam de diversas atividades, entre as quais oficinas com foco no desenvolvimento físico e qualidade de vida, inclusão digital, desenvolvimento físico e preventivo em saúde, desenvolvimento de cidadania e voluntariado, cultura; adaptação dos idosos a um novo tempo – combate do stress com bom humor e equilíbrio. Além disso, o UNATI conta com a parceria de diversas entidades e profissionais da área que contribuem com nas ações desencadeadas.

O Programa é aberto à comunidade e os interessados podem realizar a inscrição no Setor de Extensão da UnC, pelo fone 3441-1000. As atividades acontecem semanalmente, nas sextas-feiras, às 13h45min.

1 Comentário

Deixe um Comentário