Política de Ensino

A Universidade do Contestado institui sua Política de Ensino com base na formação de profissionais comprometidos com uma sociedade humanizada e sustentável, com autonomia intelectual, consciência filosófica e práticas criativas que permitam transcender o ambiente próprio de formação e contribuir para o desenvolvimento das demandas da sociedade. Nessa perspectiva, a UnC busca responder à sua missão, às necessidades do mercado de trabalho, às demandas socioeconômicas da região e às alterações no cenário educacional, repensando os projetos pedagógicos dos cursos, os currículos, a avaliação, a questão da interdisciplinaridade e a diversificação na forma de ensinar, mudando paradigmas e promovendo uma inovação na educação.

Para isso, a UnC possibilita a formação do desenvolvimento pleno do sujeito através da inclusão de políticas afirmativas, relacionadas às seguintes temáticas:

  • a) relações étnico–raciais;
  • b) educação ambiental;
  • c) direitos Humanos.

  • a) Política de Educação das Relações Étnico-Raciais:

    A Política de Educação das Relações Étnico-Raciais na Universidade do Contestado - UnC visa desencadear junto aos professores e alunos, orientações pelo constante combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação e também, resgatando a memória das etnias na região de abrangência da UnC. A Educação quanto às relações étnico-raciais é articulada entre as diferentes áreas do saber, com a inclusão de conteúdos de forma interdisciplinar e/ou a essa temática nos cursos. A extensão estimula atividades acadêmicas, encontros, jornadas e seminários de promoção das relações étnico-raciais positivas para os acadêmicos da UnC, o setor de pesquisa fomenta as pesquisas, desenvolvimento e inovações tecnológica na temática das relações étnico- raciais e o ensino, fomentando a revitalização dos Projetos Pedagógicos de Curso, com atualização de conteúdos e atividades para as relações étnico-raciais.


    b) Política de Educação Ambiental:

    A Política de Educação Ambiental na Universidade do Contestado - UnC é articulada entre as ciências naturais, sociais e exatas por meio de uma metodologia de abordagem interdisciplinar que permite uma compreensão integrada do meio ambiente, em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos. Para implementação de projeto interdisciplinar na perspectiva das diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental, as pró-reitorias orientam as metodologias de implantação nos conteúdos e currículos dos Cursos de Graduação para incorporação do tema “Meio Ambiente” em suas disciplinas, visando uma paulatina mudança de atitudes necessárias para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Os projetos de Educação Ambiental com o envolvimento de alunos e professores contemplam atividades que possibilitem desenvolver atitudes e ações favoráveis ao meio ambiente e de respeito e responsabilidade em relação ao bem-estar dos sujeitos. A Pesquisa e a Extensão devem priorizar projetos de ação e intervenção na busca de soluções para os problemas ambientais, no sentido de construção da cidadania, considerando a pluralidade e a diversidade cultural ao trabalhar a questão ambiental, procurando contextualizar as ações e as atividades a serem desenvolvidas.

    O Fórum Ambiental da UnC, é um evento que propicia a reativação de um espaço no contexto da Universidade para que, professores e sociedade, possam discutir e avaliar as estratégias educacionais, conteúdos e atitudes a serem adotadas, visando à inserção da temática ambiental no currículo de forma articulada com o projeto educativo dos cursos, por consequência da Universidade. A UnC desenvolve projetos institucionais específicos, com implantação gradativa nos Campi: Programa de coleta seletiva de resíduos sólidos; plano de sustentabilidade ambiental; projetos para a preservação de recursos florestais; projetos para a preservação de recursos hídricos; projetos para a reciclagem de rejeitos industriais; projetos para a reciclagem de rejeitos residenciais; curso de formação para gestão da água em bacias.


    c) Política de Direitos Humanos:

    A UnC, com vistas a contribuir com a efetivação da Resolução CNE/CP n.º 1/2012, norteia a construção dos projetos de cursos contemplando a Educação em Diretos Humanos de forma transversal, com a inclusão de conteúdo específico no bojo de ementa de disciplina da matriz curricular dos cursos que comporte a temática. Na conjuntura de promoção e defesa dos Direitos Humanos, a UnC, envolvendo ensino, pesquisa e extensão, promove práticas educativas promotoras de uma ética comprometida com a diversidade e inclusão, com o combate incansável ao racismo, preconceito e a discriminação. Ações relativas à acessibilidade, campanhas de promoção e prevenção à saúde, ao uso de drogas, DSTs, campanhas de conscientização, reflexão sobre o Dia da Consciência Negra, entre outras ações, complementam o conteúdo informado, analisado e discutido em sala de aula e se apresentam nos campos de intervenção na sociedade, onde fluem conhecimentos formais e não formais. São projetos direcionados para a formação de cidadãos críticos e participativos, em que a UnC é capaz de contribuir para a convivência pacífica, inclusão e justiça social.