Apresentação

O Programa de Mestrado Profissional em Administração (PMPA) objetiva formar recursos humanos para atuar na área de Administração de organizações do setor público, privado e terceiro setor, em diferentes funções em nível gerencial e/ou estratégico, sendo agentes de mudança na realidade regional, auxiliando na melhora da competitividade e sustentabilidade das organizações.

Concebido dentro da esfera das Ciências Sociais Aplicadas com interface as áreas correlatas de Ciências Contábeis, Sistemas de Informação e Tecnologia em Gestão dos Negócios, o PMPA visa formar profissionais capazes de ultrapassar os limites do conhecimento disciplinar, estabelecendo pontes entre diferentes realidades, lógicas e formas de produção e aplicação do conhecimento.

A formação dos profissionais prevê qualificar pessoas para o exercício da prática profissional transformadora, visando atender demandas sociais, organizacionais e do mercado de trabalho. A aprendizagem será conduzida de forma a integrar teoria e prática, com temáticas cotidianas da realidade organizacional, trazidas pelas necessidades dos participantes e dos atores vinculados ao Programa.

Objetivo do curso

  • a) Contribuir para a inserção de profissionais qualificados e aptos para auxiliar no desenvolvimento da competitividade e da sustentabilidade do agronegócio e demais setores da base produtiva;
  • b) Desenvolver a mentalidade crítica e renovada, de modo a ampliar concepções políticas, filosóficas e epistemológicas da gestão de organizações, considerando a tendências de mudança na sociedade moderna;
  • c) Estimular e subsidiar a realização de pesquisas que reflitam a preocupação com o desenvolvimento administrativo-organizacional de instituições públicas, privadas e do terceiro setor;
  • d) Promover estudos de soluções relevantes à realidade contextual das organizações, por meio da interação contínua e sistemática com as mesmas; e
  • e) Difundir inovação e tecnologia para aumento da competitividade e qualidade dos produtos agroindustriais explorando aspectos regionais do desenvolvimento.
  • O aluno deverá concluir o curso em 24 meses, obtendo aprovação em 24 créditos em disciplinas e 06 créditos do Trabalho de Conclusão Final de Curso. Também é requerido demonstrar proficiência em inglês e comprovar produção científica, técnica, e/ou tecnológica, conforme Regimento.

    O Trabalho de Conclusão do Curso de Mestrado Profissional em Administração poderá, entre outros, ter formato de dissertação, revisão sistemática e aprofundada da literatura, artigo, patente, registro de propriedade intelectual, projeto técnico, publicação tecnológica, desenvolvimento de aplicativo, produto, processo ou técnica, estudo de caso, relatório técnico com regras de sigilo, manual de operação técnica, protocolo experimental, desenvolvimento ou produção de produtos/serviços, ou projetos de inovação tecnológica.

    A Instituição entende esse Programa de Mestrado Profissional como relevante para o desenvolvimento regional e para a área do conhecimento e se compromete com a sua oferta e o aperfeiçoamento constante, para que se possa atingir patamares de excelência.

  • Área de Concentração - Gestão, Inovação e Agronegócio
  • A área de concentração denominada Gestão, Agronegócio e Inovação desenvolverá estudos voltados a identificação, análise e prospecção de fatores de competitividade das organizações e territórios, bem como sua sustentabilidade. Assim, a preocupação na área envolve o estudo de diferentes concepções teóricas e metodológicas aplicadas de maneira interdisciplinar na compreensão das relações entre as organizações e destas com o território em que estão inseridas, seus processos de gestão, suas práticas e efeitos. A inovação é considerada como fator de vantagem competitiva e fator de sustentabilidade socioeconômica e ambiental, com especial atenção ao agronegócio, que é um dos pilares de desenvolvimento da região. A área se concentra em uma única linha de pesquisa com foco na Gestão e Inovação e no Agronegócio e Sustentabilidade.

  • Linha de Pesquisa - Gestão, Inovação e Agronegócio
  • Essa linha de pesquisa tem como enfoque a competitividade e sustentabilidade de organizações públicas e privadas, considerando o ambiente e atores que interagem no mesmo. Essa linha objetiva desenvolver pesquisas teórico-empíricas de forma interdisciplinar em organizações e nos respectivos processos de gestão, analisando-os com técnicas quantitativas e qualitativas, englobando: estratégias empresariais, competitividade organizacional, ambiente de inovação, agronegócios, sustentabilidade, aspectos mercadológicos e novos produtos, análise orçamentária e de investimentos, empreendedorismo, gestão da informação, economia regional e urbana e desenvolvimento regional.

    Processo Seletivo

    Corpo Docente

  • Alessandra Cassol - Doutora em Administração – UNINOVE
    Área: Inovação e Empreendedorismo


  • Gabriel Bonetto Bampi - Doutor em Engenharia de Alimentos - URI
    Área: Aspectos mercadológicos e novos produtos.


  • Luciano Bendlin - Doutor em Administração – PUC PR
    Área: Análise orçamentária e de investimentos


  • Márcio Luiz Marietto - Pós-Doutorado (em andamento) - Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
    Área: Estratégias empresariais e competitividade organizacional


  • Valdir Roque Dallabrida - Pós-Doutor - Universidade de Lisboa, UL, Portugal.
    Área: Economia regional e urbana e desenvolvimento regional.

  • Documentos Legais

    Cronograma de Aulas

    Início das aulas previsto para 06 de dezembro de 2019

    Em breve será divulgado o calendário de 2020

    Matriz Curricular

    DISCIPLINA Eletiva/Obrigatória Créditos Horas Ementa e Bibliografia
    Seminários de Produção Científica e Tecnológica em Administração Obrigatória 3 45 Clique aqui
    Métodos de Pesquisa Qualitativa e Quantitativa Obrigatória 3 45 Clique aqui
    Gestão, Inovação e Mercados Obrigatória 3 45 Clique aqui
    Espaço Agrário, Sustentabilidade e Desenvolvimento Obrigatória 3 45 Clique aqui
    Trabalho de Conclusão do Curso de Mestrado Obrigatória 6 90 Clique aqui
    Oficina Prática – Custos no Agronegócio Eletiva 2 30 Clique aqui
    Oficina Prática – Análise Orçamentária e Investimentos Eletiva 2 30 Clique aqui
    Inovação e Capacidades Dinâmicas Eletiva 3 45 Clique aqui
    Gestão da Informação Eletiva 3 45 Clique aqui
    Estratégias Empresariais Eletiva 3 45 Clique aqui
    Economia e Desenvolvimento Regional e Urbano Eletiva 2 30 Clique aqui
    Desenvolvimento de Produtos no Agronegócio Eletiva 3 45 Clique aqui
    Total 36 540

    Coordenação e Secretaria

    • Universidade do Contestado - UnC
    • Campus Universitário de Mafra
    • Coordenadoria do Programa de Mestrado Profissional em Administração – PMPA
    • Av. Presidente Nereu Ramos, 1071, Jardim Moinho - CEP 89306-076
    • Contato: (47) 3641-5500
    • pmpa@unc.br