UNC campus Porto União realiza 'Aula Inaugural' da segunda turma de medicina


  • 16 de Fevereiro de 2024

"Hoje é mais um dia especial para nós da Universidade do Contestado e para calouros e familiares da segunda turma de medicina da UNC campus Porto União. A data de hoje representa, primeiramente, o compromisso que a Universidade possui com a região do Contestado e com o desenvolvimento regional, contribuindo com a mudança positiva dos indicadores de saúde e possibilitando ainda mais acesso deste setor para toda a população da região de Mafra", destacou o Reitor e Presidente da Fundação Universidade do Contestado, Luciano Bendlin. 

O discurso de boas-vindas marcou a abertura da 'Aula Inaugural' e 'Cerimônia do Jaleco' , cerimônia a qual a UNC instituiu como marco na vida acadêmica de medicina da 2ª turma da UNC campus Porto União. O evento ocorreu na última quarta-feira (14) e recepcionou novos acadêmicos do curso já consolidado na Instituição. 

O curso de Medicina iniciou em 2014 a partir do planejamento estratégico, na Gestão da então Reitora e atual vice-reitora, Professora Solange Sprandel da Silva. Em Porto União, a implementação do curso de Medicina aconteceu em 2023, com a autorização da Comissão de Avaliação do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, com o conceito muito bom.

Na oportunidade do evento da Aula Magna, o Reitor Luciano Bendlin proferiu a palestra 'Universidade: compromisso e conhecimento', apresentando a instituição e a importância do ensino, pesquisa e extensão nesta área da saúde. Com 53 anos, dois Colégio Universitários, 45 cursos de graduação, 80 de pós-graduação, quatro mestrados, dois doutorados e duas rádios educativas, a UNC vem desempenhando seu compromisso com a região em que está inserida.

No campus Porto União, além da biblioteca especializada com mais de 114 mil títulos e 215 mil exemplares, a UNC também possui mais de 160 ambientes de inovação e aprendizagem. Todos os ambientes possuem tecnologia de última geração, com a utilização de cadáveres sintéticos utilizados para que os acadêmicos possam treinar procedimentos cirúrgicos e oferecer uma representação realista da anatomia humana, permitindo a prática de técnicas semelhantes às que encontrarão em situações reais. Além disso, também possui a 'Tela 3D' tecnologia de visualização tridimensional para permitir que os alunos estudem e interajam com modelos anatômicos digitais. Outra importante tecnologia é o Simulador Harvey, um avançado simulador médico utilizado principalmente para treinamento em cardiologia e medicina cardiovascular. Todos eles, presentes na UNC, são utilizados em cursos de referência nacional e internacional.

Consolidado o curso de medicina do campus UNC Porto União, reforça a visão declarada da UNC em ser excelência em ensino, pesquisa e extensão, com expertise na área da saúde, com vários cursos e contando com os demais cursos de medicina no campus de Mafra e Concórdia.

Desta forma, a Universidade do Contestado reafirma o seu principal compromisso com a formação de qualidade aos seus acadêmicos e com o desenvolvimento dos municípios em que está inserida, através do ensino, da pesquisa e extensão, fazendo a diferença na vida de mais de 37.000 profissionais já formados.