UNC participa pela quarta vez de expedição para Antártida


  • 4 de Dezembro de 2023

A Universidade do Contestado se compromete a oferecer excelência em seu ensino, pesquisa e extensão. Para isso, promove ativamente a pesquisa e investe no avanço do conhecimento científico.

A UNC demonstra seu compromisso investindo de maneira significativa em pesquisa aplicada, sendo reconhecida mundialmente por suas contribuições e produção de conhecimento, em busca de impulsionar a inovação.

É com este trabalho que na última terça-feira, 21, a UNC partiu para a expedição à Antártida, junto ao Projeto PALEONTAR, do qual a universidade é parceira desde 2016. Na edição deste ano, o projeto estará acampado na Península Antártida - Ilha Vega, por aproximadamente 50 dias.

O professor Dr Luiz Carlos Weinschutz é pesquisador do Centro de Pesquisa Paleontológica da Universidade do Contestado (CENPALEO) e participa pela quarta vez desta expedição.

O programa de pesquisa brasileiro na Antártida, o Pró-Antar (CNPq), é um dos maiores na área, e aborda diversos campos do conhecimento, sendo o Brasil um dos únicos países a manter pesquisas regulares no continente gelado. Em parceria com a Marinha do Brasil fornece todo o apoio e logística necessária para a realização das pesquisas.

O projeto PALEOANTAR tem como objetivo principal a prospecção, coleta e estudos de fósseis e rochas do período Cretáceo da Península Antártica e do arquipélago das Shetland do Sul.

Este é o último ano de pesquisas com o edital vigente. A aprovação da continuidade do projeto já foi realizada e contará com uma maior participação da UNC pelos próximos quatro anos. Isso destaca a missão da UNC em produzir e difundir conhecimento, na busca pela formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento consciente e sustentável.