UNC integra a coordenação do CEC do Geoparque Mundial da UNESCO

- 24 de Julho de 2023
A UNC incentiva o campo de pesquisa com o desenvolvimento de seus grupos de pesquisa institucionalizados, fomento à pesquisa desde a graduação, investimentos e a atuação no campo com diversas parcerias com outras universidades e instituições.
Um exemplo dessas colaborações, é o Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul (GMUCCS), situado em Santa Catarina. Desde 2017, professores e pesquisadores da Universidade do Contestado já desenvolvem projetos científicos com apoio da instituição.
Agora, o CENPALEO/UNC, Centro de Estudos Paleontológicos da UNC, representa a Universidade na coordenação do Comitê Educativo e Científico (CEC), do Geoparque.
O foco das pesquisas no local é a prospecção e mapeamento de Paleotocas. Outros objetivos são a busca por novas ocorrências fossilíferas e o fortalecimento de museus e centros de cultura do geoterritório do GMUCCS.
O Geoparque é composto por sete municípios, destes, quatro estão localizados no estado catarinense, e três, no Rio Grande do Sul. Para ser um local com a chancela da UNESCO, a promoção e desenvolvimento de pesquisas científicas é de extrema importância.
Para auxiliar nesta tarefa, o parque possui o Comitê Educativo e Científico, com membros pesquisadores com pós-graduação stricto sensu, que desenvolvem pesquisas no local. Esse conselho auxilia a Equipe Técnica da instituição, que conta com profissionais de doze instituições de pesquisa e ensino superior no desenvolvimento de seu trabalho.
Em 2023 aconteceu a nova eleição para o CEC. Agora, na nova Coordenação Executiva, o professor João H. Z. Ricetti, da UNC, faz parte como coordenador. Na composição da equipe, a UNC tem mais um representante, o professor Luiz C. Weinschutz, coordenador do CENPALEO/UNC.
Com eleições a cada dois anos, a nova gestão segue até 2025, com uma coordenação composta pela UNC e outras universidades federais do país.