UNC participa do Plano de Pesquisas Brasileiras na Antártida

- 12 de Abril de 2023
O CENPALEO/UNC, que é o centro de estudos paleontológicos da UNC, representa a universidade no Comitê Nacional de Pesquisas Antárticas.
A Universidade do Contestado, realiza pesquisa de qualidade, com avanços, e incentiva este trabalho por meio dos grupos de pesquisa institucionalizados, e dos investimentos de atuação no campo científico.
Nos últimos anos, os investimentos em pesquisa superaram dois milhões por ano, aplicados em horas de docentes e programas, no quais se inclui o CENPAELO/UNC.
A produção de pesquisa contribui para o desenvolvimento científico, humano e social da comunidade.
A UNC, mantida pela Fundação Universidade do Contestado, é a única instituição de ensino superior de Santa Catarina presente na discussão do Plano Brasileiro Decenal da Ciência Antártica.
No campo da exploração, a universidade faz parte do projeto PaleoAntar, do Museu Nacional/UFRJ desde 2015, e coleciona quatro expedições de pesquisa, sendo duas na coordenação de campo.
Para o professor Dr. Luiz Carlos Weinschutz, convidado para integrar o Comitê Nacional de Pesquisas Antárticas, esta oportunidade é resultado do excelente trabalho desenvolvido pela equipe do CENPALEO/UNC.
As pesquisas do Brasil no continente gelado são coordenadas pelo PROANTAR (Programa Antártico Brasileiro). As diretrizes são definidas pelos Planos de Ação, que são revistos a cada 10 anos. Esta é a segunda edição do documento, que vai conduzir as pesquisas brasileiras de 2023 a 2032, com o objetivo de tornar o país em uma nação reconhecida internacionalmente em excelência pela pesquisa na Antártida.
O grupo de desenvolvimento é formado por 11 pesquisadores de diversas áreas e instituições nacionais, além de vários representantes do Governo ligados ao Ministério de Ciência e Tecnologia, MMA, ITAMARATY e a Marinha.
O documento engloba seis grandes áreas, com enfoque nas características geológicas e do ecossistema da Antártida, as mudanças climáticas, as relações e impactos que o continente tem na América do Sul, etc. A redação das ações leva em consideração o Tratado Antártico, em que o Brasil é membro Signatário.
A participação do CENPALEO e da UNC na elaboração das novas estratégias de investigação do continente antártico é o reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido pela universidade em relação à pesquisa. Isso destaca a missão da UNC em produzir e difundir o conhecimento, na busca pela formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento consciente e sustentável.
