Acadêmicos de Artes Visuais da UNC realizam apresentações interculturais em oficina de dança


  • 13 de Março de 2023

Na última quinta-feira, os estudantes da segunda fase do curso de Artes Visuais da UNC apresentaram composições coreográficas autorais, no Campus Seara. A atividade foi organizada pelos próprios alunos e coordenada pela professora Sandra Mara Toigo.

As coreografias foram desenvolvidas nos componentes do projeto  Fundamentos da Dança, Educação e Estudo de Técnicas de Corpo para a Dança, e constituiu o trabalho final.

O Professor Luciano Bendlin, reitor e presidente da Fundação Universidade do Contestado, reforça como os projetos extensionistas podem contribuir no desenvolvimento dos acadêmicos como profissionais completos. A participação dos estudantes nesta e demais iniciativas de extensão e de pesquisa, segundo o professor, se tornam essenciais para a aprendizagem e o crescimento destes profissionais em formação.

A turma explorou diversos estilos de dança, valorizando a diversidade étnica e cultural da região, como a cultura gaúcha e suas danças tradicionais e as danças típicas do município. 

Segundo a professora Sandra, a importância de atividades como esta servem para fomentar a criatividade e o protagonismo dos estudantes. Para a professora, os processos criativos refletem em uma compreensão mais significativa, com a oportunidade de desenvolver as capacidades motoras, cognitivas e sociais.

A visão da UNC em buscar excelência no Ensino, Pesquisa e Extensão se faz presente nessas iniciativas, com o intuito de difundir e enriquecer o conhecimento por meio de práticas inovadoras.