UNC lança capacitação especial para elaboração de trabalhos e artigos científicos


  • 8 de Março de 2023

A Universidade do Contestado (UNC) lançou uma série de capacitações especiais para auxiliar no aprimoramento de métodos e técnicas para elaboração de trabalhos e artigos científicos. Chamada "Oficinas sobre Metodologia da Pesquisa e Redação Científica", a iniciativa teve sucesso entre os alunos e contou com quase 700 inscritos.

“Esse projeto vem para reforçar nossa missão em oferecer ensino, pesquisa e extensão com excelência, desde a graduação até o stricto sensu. Com as capacitações nossos acadêmicos estarão ainda mais preparados para elaborar trabalhos com qualidade e aptos para serem aceitos e publicados nas melhores revistas do país”, destaca o reitor e Presidente da Fundação Universidade do Contestado, Luciano Bendlin. 

Na última sexta-feira (3), ocorreu a primeira das oficinas “Os passos de uma pesquisa científica”, ministrada pela Prof. Dra. Renata Campos, transmitida via canal da universidade no Youtube. Neste primeiro encontro, a professora explanou as principais informações sobre as modalidades de bolsas pesquisa institucionais e apresentou as revistas científicas institucionais. 

A capacitação também contou com uma discussão sobre os elementos que compõem um artigo científico, como os pré-textuais, pós-textuais, além de dicas para escolha de assuntos de interesse e o processo de construção de uma pesquisa científica. O objetivo foi aperfeiçoar os métodos e técnicas para elaboração de um trabalho ou artigo.

Vale ressaltar que a UNC sempre teve a pesquisa científica como uma de suas principais atividades. Em 2022, foram um total de 149 trabalhos realizados, mas a universidade deseja aumentar esse número e ter ainda mais alunos desenvolvendo suas potencialidades. Por esta razão, o PRAEPE – Pró Reitoria de Articulação em Ensino Pesquisa e Extensão, juntamente com o DAEPE – Diretoria de Articulação em Ensino, Pesquisa e Extensão organizaram as capacitações.

É a UNC fortalecendo a sua pesquisa, contribuindo diretamente a produção de conhecimento e melhoria da qualidade de vida da população em suas regiões de abrangência.