UNC Rio Negrinho tem lançamento de livro na área do Direito


  • 22 de Dezembro de 2022

A Universidade do Contestado (UNC) tem como um de seus principais pilares a missão de construir e difundir conhecimento, através da excelência em ensino, pesquisa e extensão. Por isso, atividades de pesquisa acadêmica são amplamente incentivadas entre os estudantes UNC.

Assim como destaca o reitor da UNC e presidente da Fundação Universidade do Contestado, Luciano Bendlin, a produção científica é de extrema importância para a universidade. “Nós desejamos contribuir com o desenvolvimento tanto de nossos acadêmicos, como de nossa sociedade, ao democratizar o acesso ao conhecimento”, ressalta.

Esse investimento em educação garante destaque para a UNC, que participa de diversas publicações científicas, a mais recente delas pelo campus UNC Rio Negrinho. O professor e coordenador do Curso de Direito, Jaciel Santos Karvat, realizou a orientação de quatro artigos dos acadêmicos bolsistas da UNC, os quais tiveram suas produções publicadas no livro “A Interdisciplinaridade e os Desafios Contemporâneos - Volume 2”, que  faz parte de uma coletânea que aborda pesquisas das mais amplas áreas por diversos pesquisadores.

Segundo o professor Jaciel, “é extremamente gratificante ver que o esforço da produção dos acadêmicos foi reconhecido com a publicação. Isso demonstra que o ensino, pesquisa e extensão da UNC Rio Negrinho é forte em todos os lugares do Brasil”, destaca.

Os artigos publicados foram:

-O Trabalho Escravo Contemporâneo no Município de Rio Negrinho/SC, de autoria do professor Jaciel Santos Karvat e da acadêmica Ana Paula Hornick;

-O Roubo de Cargas nas Rodovias Brasileiras sob os Ataques de Organizações Criminosas, de autoria do professor Jaciel Santos Karvat e da acadêmica Estefani de Carvalho;

-Princípio da Insignificância: a Aplicabilidade pela Autoridade Policial, de autoria do professor Jaciel Santos Karvat e dos acadêmicos Carolina Dubena Nagoski, Bruno Henrique Gugelmim e Rafael dos Santos da Silva; 

-Gênero e Criminalidade: um Estudo sobre as Mulheres Encarceradas no Brasil, de autoria do professor Jaciel Santos Karvat e da acadêmica Débora Aparecida Pires.

O livro está disponível online e pode ser acessado pelo link:  https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022656 

Desta forma, a UNC reafirma o seu compromisso para além do ensino na sala de aula, mas também com projetos que beneficiam a difusão de conhecimento para toda a sociedade.