Dia D é realizado em Canoinhas


  • 20 de Junho de 2022

A Universidade do Contestado está com as inscrições abertas para o vestibular digital até dia 29 de junho. O “Dia D” foi realizado no sábado, 11 de junho, na praça Oswaldo de Oliveira em Canoinhas. 

Ao longo de toda a manhã, coordenadores, professores e acadêmicos realizaram atividades direcionadas à comunidade. A primeira atração consistiu em uma Aula Pública, ministrada pelo professor Dr. Sandro Luiz Bazzanella, docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UNC). A aula foi intitulada: “A Guerra na Ucrânia: análise e perspectivas” e abordou o conflito que está ocorrendo no leste europeu e cujas consequências vêm afetando todo o planeta. 

Após a Aula Pública, a banda “Arte dos Sons”, formada por estudantes do Colégio Realização e coordenada pelo Professor Yasushi Yamasaki, brindou a todos com uma bela apresentação musical. 

Paralelamente, os presentes puderam disfrutar do workshop “O chá da vovó”, sobre ervas medicinais, sob responsabilidade da coordenadora do curso de Farmácia, professora Juliane Seleme. Também ocorreu a apresentação de robôs desenvolvidos no curso de Engenharia Elétrica para o Programa STEM-UNC (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), sob responsabilidade do professor Luis Eduardo Palomino Bolivar. 

O público também pôde desfrutar da Oficina de Jogos Cognitivos, organizada pela coordenadora do curso de Psicologia, Professora Jaquelini Conceição e acadêmicos do curso. Também foi disponibilizado o serviço de triagem visual, supervisionado pela Coordenadora do Curso de Optometria e da Clínica Universitária de Saúde Visual, Professora Suellen Haensch. Professores e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária realizaram a distribuição de ração e consultoria sobre a saúde e qualidade de vida dos PET’s.

A ação contou ainda com uma peça teatral, interpretada pelos alunos da extensão do Rio do Pinho da EEB Manoel da Silva Quadros, sob supervisão de sua professora, discente do curso de Licenciatura em Educação Especial da UNC Canoinhas. Sob supervisão do professor Argos Gumbowsky, as acadêmicas do curso também realizaram atividades com os materiais da Brinquedoteca do campus. 

Além de todas essas atrações, ao longo da manhã, a população do município que participou da ação pôde retirar gratuitamente cerca de duzentas mudas de espécies nativas (Araucárias; Aroeiras salsas; Canelas brancas; Guamirins; Imbuias; Ipês amarelos; Nêsperas e Sassafrás).

A ação teve a cobertura da equipe da Rádio UNC FM, que conduziu a atividade e realizou a transmissão ao vivo via redes sociais.

Dessa forma, a UNC demonstra o amplo leque de atividades que realiza e que beneficia direta e indiretamente a comunidade de toda a região de abrangência do campus Canoinhas da Universidade do Contestado.