UNC realiza capacitação para Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas

- 8 de Junho de 2022
A Universidade do Contestado (UNC) está comprometida com um ensino de excelência e também valoriza a responsabilidade social e ambiental nos seis municípios em que está inserida. Na última terça-feira, 07 de junho, a UNC organizou a capacitação para o setor agropecuário e integração da gestão da água e o uso do solo. A ação é uma das etapas da elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro (PRH-CARN).
O reitor da UNC e presidente da FUNC, Luciano Bendlin, enfatizou a importância da elaboração do plano hídrico para a pesquisa, para o meio ambiente e para as gerações futuras. Também ressaltou a importância da parceria com a FAPESC e a dedicação do grupo de pesquisa para execução do projeto.
Para essa capacitação, o objetivo era a participação de representantes das organizações-membro do comitê, técnicos do setor agropecuário, extensão rural, cooperativas, agroindústrias, sindicatos e usuários de recursos hídricos e população sobre a importância da gestão da água e uso do solo para o desenvolvimento agropecuário, principalmente. O evento foi realizado de forma virtual.
A capacitação integra o Plano de Atividades da Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico Industrial - DTI, firmado entre FAPESC e Fundação Universidade do Contestado, atrelada ao Termo de Outorga 2021TR001182, por intermédio da Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico Industrial, firmado entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e a Fundação Universidade do Contestado, em parceria com o Comitê Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE).
Ministraram a capacitação a Bolsista Alessandra Kieling (Engenheira Agrônoma/Bolsista FAPESC, PRH-CARN) e o Pesquisador Sérgio Cardoso (Geólogo/PRH-CARN). O evento contou com aproximadamente 100 participantes de diferentes regiões do Estado, especialmente do território do Planalto Norte Catarinense.
“A capacitação ofereceu conhecimentos, informações e reflexões sobre nossas relações com o ambiente e as atividades econômicas agropecuárias. Agora, espera-se que possam ser transformadas em ações de cuidado com os bens naturais, especialmente os solos e as águas”, destacou o professor da Universidade e coordenador do Projeto, Jairo Marchesan.