Juizado Especial Criminal promove audiências no Núcleo de Práticas Jurídicas da UNC Canoinhas


  • 18 de Maio de 2022

A Universidade do Contestado proporciona um ensino e um aprendizado além das salas de aula. Em Canoinhas, os universitários do curso de Direito puderam viver a experiência da magistratura no final de abril.

O Juizado Especial Criminal, que analisa infrações de menor potencial ofensivo, promoveu uma série de audiências no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), do campus Canoinhas da UNC. Os alunos do curso de Direito puderam acompanhar e, inclusive, atuar nos processos sob orientação do Juiz Criminal, Dr. Eduardo Veiga Vidal.

Para a Coordenadora do NPJ da UNC Canoinhas, Professora Cilmara Fante, a ação reforça o compromisso da Universidade do Contestado em proporcionar os espaços adequados para a formação de um profissional mais preparado. Sobre a parceria com o Juizado, Cilmara afirmou que "Essa é uma parceria que começou ainda no ano passado, quando o Dr. Eduardo Veiga Vidal atendeu ao nosso convite para vir até a UNC e após conhecer a nossa estrutura surgiu a ideia de aproveitá-la para também realizar essas ações, preparar conciliadores para atuar em conjunto com o Juizado Especial Criminal", explicou a coordenadora do NPJ, Cilmara Fante.

Segundo o Juiz Dr. Eduardo Veiga Vidal, a intenção também foi que os acad?micos chegassem a presidir as audiências, com supervisão do magistrado: "Independente da área que o acadêmico for seguir, ele vai acabar se deparando com o juizado especial e essa é uma oportunidade para que ele tenha o contato prático e consiga, desde a universidade, observar como funciona o sistema de juizados", destacou Vidal.

Sobre a integração entre a Universidade do Contestado e o Judiciário, Dr. Eduardo ressaltou a importância em buscar a qualidade na formação dos futuros profissionais: "É um estímulo ao acadêmico de Direito e uma demonstração de que ele pode praticar aquele ato. É também um incentivo para que ele continue estudando, para chegar à vida profissional mais preparado e estimulado para o trabalho", finalizou.

Antes da prática, no dia 20 de abril, os acadêmicos participaram de uma palestra, onde foram orientados sobre Conciliação, Composição Civil dos Danos e Transição Penal. O evento foi ministrado pelos egressos da UNC, e que hoje atuam no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Luana Tayse Krull Kogi; e Cristiano Juraczeky.

Com mais esta ação, a Universidade do Contestado reforça seu compromisso social e acadêmico, tanto ao atender às demandas do Judiciário quanto, ao mesmo tempo, disponibilizar um processo formativo diferenciado e altamente qualificado aos estudantes do curso de Direito.