18ª turma de Medicina da UNC Mafra é recebida com a Cerimônia do Jaleco
- 11 de Fevereiro de 2026
A noite da sexta-feira, 06 de fevereiro, marcou o início da jornada de 54 acadêmicos de Medicina da Universidade do Contestado - UNC, Campus Mafra. A "Aula Inaugural" e "Cerimônia do Jaleco", quando os acadêmicos que ingressam na medicina recebem o jaleco e estetoscópio, entregue por seus familiares e pessoas especiais, eterniza o início dessa jornada acadêmica e representa o compromisso da UNC com a formação integral dos futuros médicos.
"Hoje celebramos o início de uma caminhada marcada pelo comprometimento, pela construção do conhecimento e pela transformação. Reafirmamos, também, o compromisso da UNC com a região do Contestado e com o desenvolvimento regional, contribuindo para a melhoria dos indicadores de saúde e ampliando o acesso da população aos serviços desse setor", afirmou o Reitor e Presidente da Fundação Universidade do Contestado, Luciano Bendlin, durante a sociedade.
A implementação do Curso de Medicina da Universidade do Contestado no Campus Mafra ocorreu em 2017, após autorização do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, com o início da primeira turma no segundo semestre daquele ano. Ao final do ciclo completo de seis anos da graduação, o curso passou pelo processo de reconhecimento, recebendo conceito geral 4,69, aprovado por unanimidade pelo Conselho Estadual de Educação.
A avaliação destacou a Organização Didático-Pedagógica, o Corpo Docente e a Infraestrutura do curso, reafirmando o comprometimento da UNC com a qualidade acadêmica e com a formação médica alinhada às exigências da prática profissional contemporânea.
O Curso de Graduação em Medicina da Universidade do Contestado tem como propósito formar médicos preparados para o cuidado integral do ser humano, capazes de atuar nos diferentes níveis de complexidade da prática médica, atentos às necessidades da sociedade e às diretrizes das políticas públicas de saúde.
Na oportunidade do evento da Aula Magna, o Reitor Luciano Bendlin proferiu a palestra 'Universidade: compromisso e conhecimento', apresentando a instituição e a importância do ensino, pesquisa e extensão nesta área da saúde. Com 56 anos, dois Colégio Universitários, 50 cursos de graduação, 90 de pós-graduação, quatro mestrados, dois doutorados e duas rádios educativas, a UNC vem desempenhando seu compromisso com a região em que está inserida.
No campus Mafra, além da biblioteca especializada com mais de 114 mil títulos e 215 mil exemplares, a UNC também possui mais de 200 ambientes de inovação e aprendizagem, entre eles o Ambulatório de Medicina, com 450m² de infraestrutura e atendimento à comunidade com as especialidades de Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, Saúde Mental e Saúde da Criança e do Adolescente, além de possuir um centro de ensino e pesquisa integrado. O Ambulatório realiza atendimentos gratuitos à comunidade regional em horário vespertino e noturno. Todos os ambientes possuem tecnologia de última geração, com a utilização de cadáveres sintéticos utilizados para que os acadêmicos possam treinar procedimentos cirúrgicos e oferecer uma representação realista da anatomia humana, permitindo a prática de técnicas semelhantes às que encontrarão em situações reais. Além disso, também possui a 'Tela 3D' tecnologia de visualização tridimensional para permitir que os alunos estudem e interajam com modelos anatômicos digitais.
Outra importante tecnologia é o Simulador Harvey, um avançado simulador médico utilizado principalmente para treinamento em cardiologia e medicina cardiovascular. Todos eles, presentes na UNC, são utilizados em cursos de referência nacional e internacional. Consolidado o curso de medicina do campus UNC Mafra, reforça a visão declarada da UNC em ser excelência em ensino, pesquisa e extensão, com expertise na área da saúde, com vários cursos e contando com os demais cursos de medicina no campus de Concórdia e Porto União.
Desta forma, a Universidade do Contestado reafirma o seu principal compromisso com a formação de qualidade aos seus acadêmicos e com o desenvolvimento dos municípios em que está inserida, através do ensino, da pesquisa e extensão, fazendo a diferença na vida dos mais de 40.000 profissionais já formados.

