Alunos da 9ª fase de Medicina da UNC Mafra iniciam internato com Cerimônia de Outorga do Jaleco


  • 3 de Fevereiro de 2026

Um dos momentos mais marcantes da formação médica, o internato, foi celebrado nesta terça-feira, 09 de fevereiro, pela Universidade do Contestado Campus Mafra. Ao vivenciarem este momento, os acadêmicos que estão ingressando da 9ª fase, alcançam um marco importante de sua trajetória, completando 62% da graduação em Medicina. Mais do que isso, nesta etapa o aprendizado construído ao longo do curso passa a se expressar de forma ainda mais concreta, na prática e no cuidado direto com o paciente.

Com a presença de familiares e dirigentes da UNC, os acadêmicos receberam o jaleco com a denominação do internato. A simbologia do momento reforça a nova etapa e o compromisso que os futuros médicos assumem com toda a sociedade. 

"O internato marca o encontro definitivo entre o conhecimento construído e a realidade das pessoas. Vocês chegam até este momento após muito esforço. Chegam preparados tecnicamente, mas, sobretudo, chegam chamados a exercer algo ainda maior: a medicina como compromisso ético, humano e social. Que o internato seja um tempo de aprendizado intenso, de amadurecimento e de fortalecimento da vocação que os trouxe até aqui. Aos familiares, deixo um agradecimento especial. O sonho que hoje se aprofunda também é de vocês, que apoiam e confiam na nossa instituição", afirmou o Reitor e Presidente da Fundação Universidade do Contestado, Luciano Bendlin.

O momento que se inicia representa não apenas um avanço individual na trajetória de cada acadêmico, mas também a consolidação de um projeto institucional comprometido com a formação médica de excelência e com a responsabilidade social, construído ao longo dos anos pela Universidade do Contestado. Ao inserir os acadêmicos nos sistemas de saúde da região, amplia-se a oferta de atendimentos, impactando na redução do tempo de espera por atendimentos e do diagnóstico de emergências, além de aproximar o acadêmico da realidade médico-paciente, em uma experiência enriquecedora e essencial para o aprendizado.

O Curso de Graduação em Medicina da Universidade do Contestado tem como propósito formar médicos preparados para o cuidado integral do ser humano, capazes de atuar nos diferentes níveis de complexidade da prática médica, atentos às necessidades da sociedade e às diretrizes das políticas públicas de saúde. Celebrando a nova etapa para os acadêmicos da 9ª fase a UNC reafirma seu compromisso com o desenvolvimento regional e sua visão de excelência em ensino, pesquisa e extensão.