Psicóloga dá dicas de como superar a ansiedade em tempos de Covid-19


  • 23 de Abril de 2020

Em momentos difíceis como o atual costumam surgir outras questões que levam as pessoas a refletirem sobre a vida, família, trabalho, estudo, etc. A tendência é que as pessoas fiquem mais ansiosas, inseguras, estressadas, com medo do que poderá acontecer. Somado a isso, o convívio diário e intenso com os familiares em casa, para os grupos de risco principalmente, coloca em prova.

Então a melhor dica é, segundo a Psicóloga Leslie Rosana de Almeida Andrucho, Coordenadora do Curso de Psicologia de Porto União, aproveitar esses momentos para reaprender a conversar, mas de verdade... ouvir com atenção, notar os detalhes, as angústias, as certezas e incertezas de cada um. Sempre que nos deparamos frente a um desafio, esta é a dica: “calma, paciência, aproveitar o momento para crescer, desenvolver mais como seres humanos que somos e sempre em construção emocional, mental e espiritual. Esses momentos nos fazem olhar para dentro de nós mesmos, e esse é o maior aprendizado!”, destaca.

A Covid19 obrigou as pessoas a parar, a silenciar. Porém, segundo a professora Leslie, é preciso vencer as angústias, pois, com certeza, tudo logo passar. É bom lembrarmos que aquilo que damos maior atenção é o que “cresce”, assim vamos seguir as normas da OMS para nossa proteção, as orientações que as escolas e universidades estão fazendo para que os estudantes não percam o semestre. É importante mantermos a nossa rotina diária de atividades físicas com criatividade, dividir os afazeres domésticos, aliás, é um útimo momento para ensinarmos muitas coisas para nossos filhos, “manter a socialização com amigos e familiares através da internet. Tudo é possível, basta nos empenharmos. O ser humano é muito criativo e com certeza cada um de nãs está aprendendo a lidar com este momento”, enfoca.

APROVEITEM O TEMPO

Muitas são as recomendações para os pais manterem os filhos ocupados e tranquilos com desenhos, jogos, brincadeiras, filmes. Para os idosos muitos cuidados, respeito e atenção! Como psicóloga, Leslie enaltece a importância do olhar para si mesmo e para o outro. O que está nos chamando a atenção com privação de liberdade. Penso que agora sim estamos livres para pensar, analisar, ajudar, contribuir, aprender. Quantas vezes no consultório as pessoas se queixam de falta de tempo para tudo, então... aproveitem esse tempo para conquistar seus filhos, suas famílias, ler os livros que tanto quer, assistir os filmes para os quais não tinha tempo. Confiem em si mesmos e simplesmente aproveite esse tempo para aprender!