Rio Negrinho: PaLESTRA COM JUIZ DA VARA DE EXECUÇÕES PENAIS

- 18 de Outubro de 2021
Conhecimento além da sala de aula, assim foi marcada a noite de 30 de setembro para os alunos do curso de Direito da Universidade do Contestado (UNC), campus Rio Negrinho. Os universitários participaram da palestra O juiz da execução penal e o conselho da comunidade.
O palestrante foi Dr. João Marcos Buch, juiz da Vara de Execuções Penais e Corregedor do Sistema Prisional de Joinville e envolveu os acadêmicos da 4ª, 6ª, 8ª e 10ª fases. Durante a palestra, Dr. Buch abordou pontos relevantes da atuação do judiciário frente aos conselhos da comunidade, bem como as atribuições do órgão. Destacou as situações dos presídios na região e as condições dos apenados em cumprimento de pena.
Participaram da palestra, o juiz da 2ª vara da Comarca de Rio Negrinho, Dr. Rubens Ribeiro da Silva Neto, e o vice-presidente do Conselho da Comunidade da Comarca, Dornelles Simões de Oliveira.
Para o aluno da 4ª fase de Direito, Bruno Henrique Gugelmin, a palestra foi excelente por mostrar a vida de um juiz de direito, ainda mais de um juiz que cuida da execução penal do município com a maior população de Santa Catarina, Joinville. Foi um evento magnífico por ele mostrar uma visão mais humana das pessoas e como são tratados os presos nos presídios, da região e do Brasil no geral, destaca Bruno.
O coordenador do curso, professor Jaciel Santos Karvat, destaca que foi uma importante oportunidade de debate sobre os conselhos da comunidade e o juiz da execução diante da pandemia e pode estreitar o diálogo entre docentes, discentes e comunidade acadêmica sobre o assunto. A palestra faz parte de um calendário de atividades da UNC, em que contará com outros eventos para agregar conhecimento além da sala de aula.
