Coordenador do Doutorado realiza pesquisa na Espanha

- 29 de Setembro de 2021
A internacionalização da Universidade do Contestado (UNC), prevista no planejamento estratégico, vem se consolidado. A conexão Espanha e Brasil é uma realidade para a instituição. No último sábado, 18, o coordenador do Programa de Doutorado em Desenvolvimento Regional da UNC, professor Dr.Alexandre Assis Tomporoski, embarcou para Granada, na comunidade autônoma de Andaluiza.
Dr. Tomporoski foi contemplado com a bolsa de modalidade acadêmica da Fundación Carolina para desenvolver um projeto de pesquisa e atividades acadêmicas na Universidade de Granada por três meses. Atualmente, a Fundación Carolina é a principal instituição espanhola de fomento à mobilidade acadêmica, destinando bolsas a projetos submetidos por pesquisadores de países considerados prioritários pela política externa da Espanha, ou seja, Estados Unidos, China, Índia e Ibero-América
Com a supervisão do professor José Castillo Ruiz, pesquisador sobre patrimônio histórico e coordenador do projeto que originou a categoria patrimônio agrário, professor Dr.Tomporoski estudará o conceito e desenvolverá seu projeto de pesquisa na região espanhola.
Meu estudo trabalha um conceito que tem a mesma lógica de patrimônio cultural, dos monumentos e das tradições, só que é vinculado ao mundo rural. Primeiramente surge o conceito patrimônio ligado às perspectivas da elite (castelos e monumentos). Outros grupos vieram para o debate ? como negros, homossexuais e mulheres -, onde o conceito patrimônio foi ampliado para imaterial (crenças e tradições). Dentro disso se criou a categoria patrimônio agrário ? que é observar as práticas agrícolas, principalmente agricultura familiar que produzem 70% dos alimentos, e encontrar um valor patrimonial para essas práticas, explica professor Dr. Tomporoski.
Esse intercâmbio de pesquisa e extensão será aplicado ao programa de doutorado de Desenvolvimento Regional da UNC. Segundo Dr.Tomporoski, o objetivo é promover a transferência de conhecimento por meio de projetos a serem implementados no âmbito de abrangência da UNC. Também fortalece as relações de pesquisa entre Brasil e Espanha. Além disto, é um critério importante para avaliação da pós-graduação pelos próximos quatro anos.
No marco do meio século, a UNC abriu a primeira turma no doutorado interdisciplinar. Assim consolidando seu sistema educacional desde a educação básica até stricto sensu (pós-graduação). Dr. Tomporoski afirma que o doutorado em desenvolvimento regional vem a somar na região por meio da pesquisa e da extensão, os mestres podem contribuir com teses inovadores, solucionar problemas locais e propor novas políticas para a região. Uma das vantagens do doutorado em Desenvolvimento Regional é a possibilidade de dialogar com outras áreas, enfatiza Dr.Tomporoski.