Curso de Enfermagem em ação por maior segurança no parto


  • 30 de Setembro de 2021

Os acadêmicos da 10º fase do curso de Enfermagem, Campus Mafra, em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente da Maternidade Dona Catarina Kuss, enfermeira Fernanda Vandressen e Técnica em Enfermagem Valéria Pscheidt, organizaram e participaram das atividades educativas alusivas ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, aos colaboradores da MDCK.

Neste ano, a sociedade brasileira de segurança ao paciente e o Instituto Brasileiro para Segurança e Excelência em Saúde elegeram o lema “Haja agora para um parto seguro e respeitoso”. Dessa forma, os acadêmicos Bruna Pivovar, Jean Carlos Ribeiro, Mateus Ribeiro, Melissa Alves Valente e Rafaela Prestes de Souza sob orientação da enfermeira e professora Eliz Cristine Maurer Caus, elaboraram um vídeo sobre a assistência obstétrica para discussão das melhores práticas em segurança obstétrica.

Anualmente, são registradas cerca de 287 mil mortes de mulher no mundo devido a complicações no parto. No Brasil cerca de 68 mulheres a cada mil nascidos vivos, morrem por dia. Segundo a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 90% das mortes são consideradas evitáveis. E no Brasil, mais de 70% são decorrentes de omissão, intervenção ou tratamento incorreto.