Médico do Sírio Libanês ministra formação na UnC


  • 26 de Julho de 2021

A UnC recebeu a presença do cardiologista do Hospital Sírio Libanês, Dr. Augusto Scalabrini Neto, um dos mais experientes instrutores do país em estações de habilidades e construção e aplicação de cenários em simulação realística da área médica.

Dr. Scalabrini esteve na Escola de Medicina da UnC, no Campus de Mafra,  coordenando uma imersão de três dias com os docentes dos cursos de Medicina e Fisioterapia, oportunidade em que participaram da Formação de Instrutores em Simulação Realística. A ação desencadeada pela Reitoria visa a inserção do docente e, por consequência do aluno, em ambientes que instiguem as habilidades e competências necessárias para o futuro contato com o paciente. O Vice-reitor e Pró-reitor de Administração e Planejamento, Dr. Luciano Bendlin, destacou a importância do curso como forma de qualificar ainda mais o processo de ensino dos alunos do curso de Medicina, bem como o constante investimento da Universidade na aquisição de bonecos, equipamentos e insumos de última geração para a simulação médica em sala de aula.

Entre as atividades do curso, os docentes participaram da simulação de atendimento em paciente (robô) com parada cardiorrespiratória. A professora Jaqueline Horodeski disse que a prática na situação realística é fundamental para reforçar o trabalho da equipe multidisciplinar durante urgência e emergência e que o fisioterapeuta também tem seu papel fundamental nesta equipe. “Cursos de aperfeiçoamento nos permite transmitir conhecimento prático com tecnologias inovadoras e este conhecimento é transmitido ao acadêmico de forma que sua aprendizagem favoreça a comunidade em geral”, afirma.

O Diretor Administrativo da Escola de Medicina, Antônio Carlos Munhoz, destacou que o curso integra a formação continuada dos professores, com o intuito de oferecer aos alunos um cenário realístico dentro do ensino médico. “Essa formação do professor reflete em uma formação com mais qualidade para o nosso aluno”, analisa.

O Coordenador do Curso de Medicina, Dr. Carlos Eduardo Caldeira Santin, destacou a importância da capacitação do colegiado de professores do Curso de Medicina, principalmente pela importância de qualificar o professor e oportunizar experiências para os alunos que ainda não estão em consultório. “Com certeza, esse será o primeiro de vários cursos de aperfeiçoamento não apenas para o colegiado, mas para todos os docentes da área da saúde da instituição. Parabenizo a direção pela organização e agradeço a presença do Dr. Scalabrini na coordenação deste curso de formação.

ATENDIMENTO REAL 

O Dr. Scalabrini disse que a simulação é uma ferramenta interativa muito importante e o aluno aprende com maior intensidade, garantindo a segurança do paciente porque o  estudante  treina situações clínicas em um robô.  “É a transição entre o aprendizado teórico e o atendimento clínico”, ressaltou.