Terapias complementares na Enfermagem

- 8 de Julho de 2021
Aplicar terapias complementares como tratamento alternativo para a evolução clínica de pacientes foi a proposta da ação desencadeada pelas acadêmicas da 9° fase do curso de Enfermagem, do Campus de Mafra, junto às pacientes da Maternidade Dona Catarina Kuss.
No Estágio Curricular Supervisionado em Gestão e Gerenciamento em Saúde Coletiva e Hospitalar I, as alunas aplicaram as técnicas de auriculoterapia (pontos de ansiedade e dor), refloxologia (pontos circulatórios e relaxantes nos pés) e escalda pés (emersão com ervas para edemas e relaxamento) e consumo de chás calmantes como parte complementar da evolução clínica.
Algumas pacientes relataram que o tratamento auxiliou no relaxamento, tirando o “foco das preocupações”, e a importância das técnicas serem aplicadas durante o trabalho de parto na Maternidade. O Coordenador do Curso de Enfermagem, professor Erick Douglas, parabenizou as acadêmicas do curso Ana Caroline E. Portela, Caroline Martins, Leticia M. Girardi, Isabele Engel, Michele Wojciechowski, Sthefany M. V. Melo com a supervisão da professora Mariléia A. S. Szczerbowski pela ação de extrema relevância para o momento atual. “A ação realizada no estágio buscou ampliar o conhecimento das estudantes no serviço da Enfermagem frente a assistência, gestão e gerenciamento”, explica.

