Docente da UnC é um dos autores do "Guia de Atividade Física para a População Brasileira"


  • 30 de Junho de 2021

A prática de atividade física tem se mostrado como um grande fator de proteção à saúde. Fortes evidências mostram que ser inativo fisicamente aumenta o risco de muitas condições adversas à saúde, incluindo as principais doenças não transmissíveis, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2, câncer de mama e cólon, além de reduzir a expectativa de vida. Afim de produzir um documento brasileiro de recomendação da atividade física, o Ministério da Saúde lançou na última terça-feira, 29, o Guia de Atividade Física para a População Brasileira.

O Guia de Atividade Física foi elaborado por mais de 70 pesquisadores, área técnica do Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). O Coordenador do Curso de Educação Física, Campus de Mafra, Dr. Daniel Petreça, é um dos pesquisadores envolvidos no projeto. “Foi uma experiência desafiadora, mas muito importante para a área da atividade física e, consequentemente, da Educação Física”.

No trabalho foi conduzida uma vasta e criteriosa revisão da literatura científica a fim de buscar as melhores evidências sobre os benefícios da atividade física no escopo de cada um dos capítulos.  O Ministério da Saúde considera o documento um marco histórico para a promoção da saúde no país, pois é o primeiro documento oficial que visa estimular a atividade física em nível populacional com recomendações nacionais que contribuem para a busca de uma vida ativa.

O documento é dividido em 08 capítulos que abarcam como, porque, onde e quanto fazer:

Conceitos (Capítulo 1 - Entendendo Atividade Física),

Ciclos de vida (Capítulo 2 - Atividade Física para Crianças até 5 anos; Capítulo 3 - Atividade Física para Crianças e Jovens de 6 a 17 anos; Capítulo 4 - Atividade Física para Adultos; Capítulo 5 - Atividade Física para Idosos);

Educação Física Escolar (Capítulo 6 - Educação Física Escolar);

Gestantes (Capítulo 7 - Atividade Física para Gestantes e Mulheres Pós-Parto, incluindo contraindicações);

Pessoas com deficiência (Capítulo 8 - Atividade Física para Pessoas com Deficiência).

Também apresenta informações sobre a rede de apoio.

 

Confira o lançamento do Guia AQUI