Documentário retrata a história de RioMafra


  • 28 de Maio de 2021

A constituição e desenvolvimento das cidades de Rio Negro e Mafra abordando temas que vem desde o tropeirismo, imigração, guerra do contestado e identidade cultural é o tema norteador do documentário “A Pérola e o Botão de Rosa”.

O documentário foi roteirizado, dirigido e montado por Edemar Miqueta, Mestrando do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) - da Universidade Estadual do Paraná (Unespar); e pelo fotógrafo paulista Evandro Martin.  “Quando me afastei de riomafra para trabalho e estudos no Maranhão, passei a olhar a importância da nossa cultura local. De como se fazia necessário realizar um trabalho para preservar a memória identitária de nosso povo”, explica Miqueta.

O documentário, segundo Miqueta,  abre diversas ramificações para reflexões que giram em torno da identidade cultural, caminhos possíveis a serem seguidos, falhas e erros cometidos que podem ser amenizados a partir de políticas públicas e senso comum no que tange a busca pelos mesmos objetivos e união das diversas etnias representadas na sociedade atual. “À época Rafael Kondlatsch, então  secretário da Cultura de Mafra, foi o nosso principal incentivador”, cita.

O documentário está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=AI2GC1nxjBM