Violência Doméstica:  UnC e OAB Mafra discutem parceria para Casa de Abrigo


  • 13 de Maio de 2021

A reitora da UnC Solange Sprandel da Silva e steve reunida com o presidente da OBA - Subseção de Mafra, Dr. Rafael Elias da Costa e com a presidente da Subcomissão da Mulher Advogada da OAB, Dra. Liliani da Silva Gomes da Rocha, para tratar sobre o projeto de viabilização da Casa de Abrigo para Vítimas de Violência Doméstica em Mafra.

Na ocasião, a diretoria da OAB destacou a importância da parceria com a Universidade, por meio da atuação dos cursos da área da saúde, com destaque para a área da psicologia. A reitora Solange falou do interesse da UnC contribuir com a efetividade do projeto, principalmente pela sua relevância social junto à comunidade de Mafra e região, buscando proporcionar maior qualidade de vida às vítimas de violência doméstica.  Para o Dr. Rafael, a Casa de Abrigo é um marco nas garantias do direito das mulheres, e representa um compromisso de toda a sociedade e dos entes públicos da cidade em garantir proteção e amparo às vítimas de violência.

O projeto da Casa de Abrigo visa garantir o abrigamento de mulheres em situação de risco, além de propicia-lhes atendimento psicológico e de assistência social, encaminhamento para cursos profissionalizantes e eventuais vagas de emprego. As vítimas de violência doméstica e seus filhos, após atendimento pela Delegacia da Mulher (DPCAMI), mediante Boletim de Ocorrência e avaliação pela autoridade policial, serão encaminhadas a Casa de Abrigo nos casos de necessidade, onde a vítima será acolhida de forma humanizada. A Casa de Abrigo tem previsão legal na Constituição Federal.