PROESDE: UnC inicia projetos de intervenção social em três regiões do Estado


  • 12 de Maio de 2021

 A Universidade do Contestado irá desenvolver neste ano de 2021 seis projetos de Intervenção nos municípios da região de abrangência como parte integrante do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional – Proesde.

Os projetos são desenvolvidos por acadêmicos matriculados e selecionados no programa, os quais são beneficiados com bolsas de estudo do governo do Estado. O Proesde se constitui por um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltado à formação do estudante/bolsista enquanto cidadão e profissional capaz de intervir e contribuir em seu contexto regional. Essas atividades são desenvolvidas por meio de Projetos de Intervenção, abrangendo todas as Regionais de Educação.

Para a Reitora Solange Sprandel da Silva a aprovação dos projetos de pesquisa propostos pela Universidade comprovam a importância da instituição como promotora de desenvolvimento e de intervenção social em sua região de abrangência.

PROJETOS APROVADOS

 O projeto Farmácia Viva é o resgate de uma cultura milenar e complementar para a saúde humana, com o objetivo de permitir que a comunidade conheça a potencialidade de ervas naturais no combate a alterações orgânicas. A proposta da pesquisa é estudar o uso das ervas medicinais em prol da população. O projeto será executado em Mafra, em parceria entre UnC, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação.

O segundo projeto em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Rio Negrinho consiste na inserção dos haitianos na sociedade. O projeto prevê intervenções no desenvolvimento comunicativo da Língua Portuguesa, ações de apoio jurídico em orientações para o trabalho e o conhecimento-base da legislação brasileira e também apoio psicológico à população na sociedade.

O projeto Geloteca será realizado no município de São Cristóvão do Sul, pertencente a AMURC (Associação Municípios da Região do Contestado). Consiste em ampliar o capital cultural da população do Município por meio da leitura, o que poderá resultar em novas formas e fontes de informações, além de proporcionar o lazer, o convívio familiar e expandir o conhecimento. Serão trabalhadas oficinas de leitura e de criação com os habitantes do município. A parceria será com a Prefeitura Municipal.

 O projeto Prevenção ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, Chikungunya e zika vírus é o resgate de conhecimentos teóricos em relação a este tema; A proposta deste projeto é fomentar ações de eliminação de focos e larvas. As atividades buscam a sensibilização da população para a mudança de comportamento. O município de execução será Concórdia, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado, Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação do Município.

 O projeto Fortalecendo Laços na Melhor Idade é um projeto da Rede Laço, do Governo Estadual de SC. A presente proposta tem o objetivo de proporcionar maior qualidade de vida e autonomia aos idosos atendidos pela Instituição Lar Municipal de Idosos de Canoinhas – SC por meio de atividades multidisciplinares desenvolvidas e adaptadas pelos bolsistas do PROESDE.

 Laços do Saber é um projeto da Rede Laço e da UnC. A presente proposta tem o objetivo de estimular e reforçar a leitura e a comunicação. O projeto será desenvolvido na Escola Municipal Edson Nagano, no município de Monte Castelo, por meio de atividades multidisciplinares desenvolvidas e adaptadas pelos bolsistas do PROESDE. O objetivo do projeto está pautado na necessidade de novas práticas pedagógicas, assegurando à criança condições para chegar ao conhecimento.