NPJ: Comunidade conta com atendimento gratuito na área Jurídica


  • 4 de Maio de 2021

Prestar atendimento jurídico à comunidade de forma gratuita é uma das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Prática Jurídica da UnC, integrante do Curso de Direito do Campus Concórdia.

O NPJ, além de atender à população, é um importante ambiente de aprendizagem para os acadêmicos de Direito, em que participam e aulas práticas e estágios. Para quem deseja receber atendimento, a Coordenadora do Núcleo, professora Karyn Cristine Bottega Bolsi, explica que é preciso passar pela triagem que, devido a pandemia, está ocorrendo por videoconferência. Posteriormente, ao ser aceito, é agendado o atendimento presencial no NPJ, no Campus da UnC.  “No atendimento presencial são tomadas todas as cautelas necessárias no que tange aos cuidados de prevenção contra a COVID-19. Uma sala foi preparada com o devido distanciamento. Antes de entrar é medida a temperatura e disponibilizado álcool em gel em todos os ambientes, sendo o uso de máscara também é obrigatório”, explica Karyn.

A Coordenadora afirma que o atendimento à comunidade, além de ser um serviço extremamente essencial, também é de grande valia para o aprendizado dos acadêmicos, já que atrelar a teoria à prática é fundamental para formar um bom operador do direito. Importante destacar que o Núcleo de Prática Jurídica também atua em atividades de mediação e conciliação, como meio de solucionar o caso antes mesmo de levá-lo ao Judiciário. “Além dos casos reais, os alunos também trabalham em casos fictícios, o que melhora a qualidade do ensino. Como atividades obrigatórias simuladas também estão inseridas a realização de júris, audiências e sustentação oral. Temos a certeza de que aqui são formados profissionais de qualidade”, conclui a Coordenadora.

 Para os interessados, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. O agendamento deve ser previamente pelo WhatsApp 49-34411004.

 

Foto arquivo: Alunos participam de Júri simulado no NPJ