REVISTA DA UNC ENTRE AS 10 MELHORES DO BRASIL


  • 19 de Novembro de 2020

 Um dos principais indicadores utilizados internacionalmente para a classificação dos periódicos científicos, é o índice bibliométrico disponibilizado pelo sistema Google Acadêmico, o Índice h5. O h5 mensura os artigos publicados nos últimos cinco anos, que tenham sido citados no mínimo cinco vezes. Já a Mediana h5 de um periódico é a média de citações dos artigos que compõem o H5.

Esses dois indicadores são a principal referência para a classificação do Qualis CAPES dos periódicos científicos. O Qualis tem dois extratos: o principal, o extrato A (1, 2, 3, 4) e o extrato B (1, 2, 3, 4). Os artigos que não se enquadram em nenhum desses dois extratos, não somam para a avaliação da produção científica de um professor ou de um Programa de Mestrado ou Doutorado.

A revista DRd-Desenvolvimento Regional em debate atualmente está no extrato A4, portanto no principal. Para a classificação do Qualis CAPES, o Índice e a Mediana h5, não é o único critério utilizado. Assim, por exemplo, a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional tem Qualis A1, enquanto a Desenvolvimento em Questão tem Qualis A4, no entanto, esta última tem um Índice h5 maior que a primeira.

De acordo com o Editor Chefe da Revista, Dr. Valdir Roque Dallabrida, considerando o Índice h5, a revista DRd-Desenvolvimento Regional ocupa o 8º lugar entre as principais revistas brasileiras que tratam do tema desenvolvimento (Tabela 1). Já se afinarmos mais o foco, ou seja, especificamente sobre desenvolvimento regional, tomando as seis principais revistas brasileiras, a DRd ocupa o 4º lugar. “Portanto, a DRd ocupa um lugar de destaque, se considerarmos que as três primeiras são bem mais antigas e pertencem a programas de Mestrado e Doutorado já tradicionais no Brasil, como o caso da UNISC, UNIJUI e UNITAU”, enfatiza Dallabrida.

 A Reitora Solange Sprandel da Silva parabenizou a equipe editorial da DRd pela conquista, o que comprova o nível da pesquisa científica desenvolvida pela Universidade e seu corpo docente.