Parceria UnC, Unijuí e REDETEG encerra a primeira fase de Webinars do Laboratório de Ideias

- 26 de Agosto de 2020
Desde maio de 2020, a Universidade do Contestado tem atuado como apoiadora da primeira série de painéis temáticos transmitidos via Plataforma Google Meet e promovida pela Rede Ibero-americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança – REDETEG, numa atividade denominada de Laboratório de Ideias.
A Redeteg, desde sua formação em 2014, mantém na coordenação geral o Prof. Dr.Valdir Roque Dallabrida, que atua na UnC em dois programas de stricto sensu (Mestrado e Doutorado), em Desenvolvimento Regional e em Administração.
Na promoção desses eventos, a Redeteg também contou com a parceria da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijui. Assim, a UnC e Unijui, assumiram a articulação e operacionalização dos painéis remoto, desde maio até esta semana, somando ao todo, oito eventos.
A Redeteg conta com a parceria da Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial – RETE e mais recentemente da Rede de Cooperação Interuniversitária para o Desenvolvimento e a Integração Regional – RedCidir. A Redeteg agrega pesquisadores do Brasil e demais países de língua portuguesa e espanhola, tendo abrangência na América Latina, na Europa e demais países ibero-americanos. Enquanto isso a Rete atua nos diferentes estados brasileiros. Já a RedCidir abrange países que fazem parte do Mercosul. Foi importante, também, o apoio de diversos programas de Mestrado e Doutorado do Brasil e da Espanha, que atuaram como co-promotores.
Dois professores, além do professor Valdir, tiveram um papel importante tanto na articulação dos eventos, quanto na assessoria operacional: o Prof. Dr. Pedro Luís Büttenbender (Unijui) e a Profa. Dra. Mireya Valencia, da Universidade de Brasília e coordenadora da rede Rete.
O propósito das webinars do Laboratório de Ideias da Redeteg foi oportunizar o debate de um conjunto de temas convergentes com o a concepção teórica e a prática do desenvolvimento territorial e governança. Foram edições quinzenais, de maio à agosto.
A oito edições do evento contaram com a participação de 18 palestrantes do Brasil, Argentina, Portugal, Espanha, Costa Rica, Equador e Colômbia. “A ideia das atividades do Laboratório de Ideias da Redeteg, por meio de painéis remotos, inicialmente, foi preencher o espaço de tempo vago, causado pela suspensão das atividades escolares e acadêmicas. Na sequência, tornou-se um dos principais espaços quinzenais de reflexão e debates, que envolveu milhares de estudantes, professores e lideranças, do Brasil e do exterior”, ressalta o professor Dallabrida, um dos articuladores.
A última edição dos painéis temáticos, contou com o apoio de dois Programas de Mestrado da UnC, em Desenvolvimento Regional e Administração. Em função disso, contou com a honrosa presença da Reitoria da universidade, na pessoa do Dr. Gabriel Bampi, Pró-Reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (Foto web).
A partir de setembro, as webinars serão mensais, sempre promovidas pelas três redes de estudos – Redeteg, Rete e RedCidir -, com o apoio de programas de stricto sensu, do Brasil e do exterior.
As Webinar debateram os seguintes temas:
O impacto territorial da tripla crise - sanitária, político-institucional e econômica – em tempos de pandemia e perspectivas futuras;
Sistemas Agroalimentares Sustentáveis, Segurança Alimentar e Territórios em tempos de COVID;
A produção agrícola familiar em tempos de pandemia e impactos no desenvolvimento territorial: experiências, desafios e perspectivas;
Gestão e Controle Social e, tempos de pandemia e autocratização: desafios e perspectivas no território;
Do Território ao Desenvolvimento Territorial: do que estamos falando?;
Da Governança à Governança Territorial: do que estamos falando?;
Cooperativismo, Governança Territorial e Desenvolvimento;
Arranjos Produtivos Locais, Sistemas Agroalimentares e Cesta de Bens e Serviços Territoriais: nexos e especificidades. Essa variedade de temáticas serão fonte de consulta e estudo, na sequência, pois todos foram gravados e estão disponíveis nas redes sociais da Redeteg.