Pandemia: Capacitação foca no bem-estar dos técnicos administrativos


  • 28 de Agosto de 2020

Preocupada com os aspectos psicológicos e humanitários de seus colaboradores, a Universidade do Contestado organizou a Capacitação “Como Ressignificar o que a pandemia está causando em nossas vidas”.

O Curso on-line, baseado no protocolo de bem-esta do Programa de Reestruturação Administrativa para o enfrentamento da COVID-19, envolveu os técnicos administrativos dos seis Campi da UnC.  Na capacitação, a professora Denise Benelli falou sobre os três medos primitivos que estão no inconsciente e são ativados neste período de pandemia: medo da dor, medo da morte e medo do desconhecido. “Quando apresentamos alguns desses medos, desenvolvemos algumas sintomatologias, como ansiedade, tristeza, dores musculares, dificuldades de dormir, entre outros”, explica. Na capacitação virtual, a professora apontou algumas estratégias para reduzir o impacto desses medos no dia a dia. Em seguida, a professora Fernanda Cristina Neidert Batista,  Coordenadora do Núcleo de Serviços em Psicologia, Campus Rio Negrinho, professora Jaquelini Conceição,  Coordenadora do curso de Psicologia do Campus Canoinhas, e a Consultora de Núcleos do Programa Empreender, Renata Mattia, também falaram sobre o momento atual.

Para a funcionária Gabriela Bueno a  capacitação contribuiu de maneira significativa em suas atividades diárias. "Foi possível compreender as mudanças psicológicas que estamos enfrentando neste período", afirma. 

Daliana Gonçalves diz que a pandemia veio para trazer a ressignificação de experiências, de atitudes e de prioridades em nossa vida. "Este não é um ano perdido, é um ano de ensinamentos. Mesmo sem tocar nas pessoas estamos mais próximos, mais envolvidos e mais preocupados com o próximo. Estamos trabalhando e administrando as prioridades de maneira diferente. Sairemos deste ciclo pessoas melhores e mais fortes", observa.