COVID-19: Reitora Solange conversa sobre UNIEDU e estágios com Governo do Estado e ALESC


  • 25 de Maio de 2020

A Reitora da UnC, Solange Sprandel da Silva, esteve em webconferência com o chefe da Casa Civil do Estado de Santa Catarina, Amandio João da Silva Junior,  para discutir os desafios das entidades de Educação Superior diante da pandemia do novo coronavírus em Santa Catarina.

Durante a reunião foram abordadas questões acadêmicas relacionadas às aulas práticas e os estágios curriculares. O chefe da Casa Civil informou que irá analisar, em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde e o Comitê Gestor da Covid- 19, o protocolo de segurança para o retorno gradual às atividades práticas e estágios apresentado pelas Instituições de Ensino Superior e, somente após, irá emitir um posicionamento.

A reitora Solange também esteve em webconferência com o deputado Rodrigo Minotto, coordenador da Frente Parlamentar das Universidades na Assembleia Legislativa, sobre o UNIEDU. A proposta é pedir apoio para a revogação do decreto que estabelece a tabela com índices de carência, restringindo a concessão de bolsas aos alunos, e retira das instituições de ensino o processo de seleção de alunos. Assim, as IES passam a realizar apenas o trabalho operacional. “Dos 696 alunos que receberam bolsas em 2019/1 somente 319 foram contemplados em 2020/1. O aumento do valor para o programa foi ilusório”, afirma a reitora Solange. A expectativa do deputado Minotto é rever a situação já para o próximo semestre, e não somente para 2021 como prevê a Secretaria de Educação.