Colégio Mafrense: Pioneiro em Aulas Presenciais Remotas em Mafra e região


  • 18 de Maio de 2020

Os desafios na área educacional ocasionados pela pandemia do novo coronavírus provocou um repensar sobre as formas e técnicas de se fazer ensino. O modelo de educação tradicional passa por transformações significativas e o momento é de se reinventar.

O Colégio Universitário Mafrense está alinhado a este novo cenário  e, desde a suspensão das aulas presenciais, tem adotado as Aulas Presenciais Remotas com sucesso. A parceria entre a UnC o Google ForEducation oportunizou o suporte necessário para que as atividades fossem mantidas rapidamente e com qualidade. “Realmente está sendo uma jornada de muitos desafios, mas também de muita aprendizagem para alunos, pais, professores e direção”, avalia o Diretor da Escola, professor Genilson Guenze.

No Colégio Universitário Mafrense as aulas estão acontecendo na Plataforma Google Meet, com aulas em tempo real do Jardim ao Terceirão, nos mesmos horários das aulas estabelecidas no planejamento escolar para 2020, sem prejudicar a carga horária e dias letivos. O estudante do Ensino Médio, Gustavo Machado Pereira, afirma que a adaptação que o colégio teve foi pioneira e conseguiu manter todos os horários de todas as aulas conforme rotina planejada no início do ano. “Isso é excelente pois "salva" o semestre e o ano letivo. Até mesmo as aulas com certo grau prático foram mantidas e tudo dentro da legislação", observa Gustavo.

Neste processo, os alunos estão alinhados aos e-mails institucionais que favorecem o acesso padronizado às plataformas educativas/interativas. Além do uso do Google Meet para a transmissão em tempo real da comunicação do professor com seus alunos, o Colégio conta com mais três plataformas: PLURALL do Sistema Anglo de Ensino, utilizado para atividades e avaliações dos  alunos do Jardim ao 9º Ano; POSITIVO ON do Sistema Positivo para os alunos do Ensino Médio; E-mestre, Gerenciamento de informações para todos os alunos do Jardim ao Terceirão.