PROLER UnC

O Programa Nacional de Incentivo à Leitura – PROLER foi instituído junto à Biblioteca Nacional e atualmente está vinculado ao Ministério da Cultura – MINC e Ministério da Educação com o compromisso de promover ações de valorização social da leitura. Tem como objetivo a contribuição com a democratização da leitura, atuando na mobilização de práticas de leitura em diversos níveis e espaços, incentivando a leitura e a socialização de novos métodos e práticas da escrita, além de buscar a superação das deficiências em relação às habilidades de leitura e a produção de textos dos alunos, em todos os níveis de ensino. Também prioriza a formação do cidadão através de metodologias e práticas inovadoras de incentivo à leitura em todos os ambientes da sociedade.

Com isso, o lema do Programa tem como princípio: ‘Leitura para o exercício da cidadania’. Dessa forma, a Universidade do Contestado-UnC participa com o Comitê Regional, constituído por um representante de cada campus, os quais formam Comitês locais, constituídos por pessoas das mais diversas áreas.

O Programa PROLER – na UnC, através do Comitê Regional, contribui para o acesso à leitura e a interação Universidade/Sociedade através de parcerias com outras instituições, envolvendo políticas de difusão de livros e bens de leitura – destinados a torná-los disponíveis ao maior número possível de pessoas, exigindo a constituição de uma política voltada à formação de leitores e de agentes de leitura.