A responsabilidade social da Universidade do Contestado engloba ações ambientais, ações desenvolvidas com foco nos funcionários – como qualificação, formação e melhoria da qualidade de vida – e projetos desenvolvidos em benefício e em parceria com a comunidade.

A Universidade do Contestado desenvolve a Responsabilidade Social como ação permanente e incorporada à cultura institucional, envolvendo os dirigentes, colaboradores, parceiros e beneficiários e está focada em preparar seus estudantes para exercerem seus papéis sociais de forma comprometida.

Incentiva docentes, discentes e técnicos administrativos na participação em programas e/ou projetos de auxílio à comunidade, englobando ações de educação ambiental, disseminação cultural e de inclusão social, prática de esportes, saúde e qualidade de vida das comunidades onde a UnC está inserida.

As ações sociais desenvolvidas pela UnC, em atendimento a comunidade e as pessoas com necessidades especiais são realizadas, de forma gratuita, por meio das clínicas núcleo de práticas jurídicas, hospitais de medicina veterinária, escritórios de engenharia e arquitetura. Além da sua atuação nas comunidades por meio de cursos e palestras preventivas e informativas de acordo com a demanda, debates e articulações em torno das questões sociais, científicas e tecnológicas, mantendo uma relação intensa com a região de abrangência e contribuindo diretamente para o desenvolvimento local e regional.

Na área ambiental a UnC desenvolve também, ações de conscientização e racionalização do uso de recursos naturais tais com o controle do fluxo de água nas torneiras, utilização do consumo consciente de energia elétrica, projetos relacionados a reciclagem, entre outros. Os cursos da área de engenharia, ciências biológicas e arquitetura desenvolvem ações como objetivo de alertar e incentivara população quanto às boas práticas que têm impacto na sustentabilidade ambiental.

A responsabilidade social da UnC está presente em todos os seus projetos e ações desenvolvidos no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.