Medicina
Objetivo
O Curso de Medicina da UNC proporciona formação de médicos humanistas, críticos e reflexivos, aptos para atuar na prevenção, recuperação e manutenção das funções físicas e orgânicas do ser humano, com base em conhecimentos científicos e técnicos que permitam desenvolver a Medicina de acordo com os princípios éticos e legais.
Objetivo do Curso
Formar médicos com competências e habilidades para atender o ser humano de forma preventiva e curativa, em todos os níveis de complexidade envolvidos na prática médica e capacitados para atuarem como agentes de transformação da sociedade comprometidos com as políticas públicas e socialmente responsáveis por seus atos.
Perfil Profissional do Egresso
Médico com formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral do ser humano e tendo como transversalidade em sua prática, sempre, a determinação social do processo de saúde e doença.
Campos de Atuação
O Médico trabalha no serviço de saúde público ou privado. Atua no nível primário em unidades básicas de saúde, na comunidade, em ambulatórios gerais e pronto-socorros; no nível secundário em ambulatórios de especialidade e no nível terciário em hospitais. Em instituições de pesquisa; em clínicas e em consultórios públicos, privados ou da saúde complementar, em planos de saúde e em convênios médicos. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.
Duração: 6 anos
Regime Regular Diurno
Local:
Campus Universitário Concórdia
Campus Universitário Mafra
Campus Universitário Porto União
Coordenador Concórdia - Profª. Kelen Christina Alves Bezzerra
E-mail: medicina.concordia@unc.br
Coordenadora Mafra - Profª. Esp. Glaucia Braga Reitmeyer
E-mail: medicina.mafra@unc.br
Coordenador Porto União - Prof. Dr. Marco Antonio Schueda
E-mail: medicina.pu@unc.br
Fluxograma de Integralização Curso de Medicina

O Sistema de Avaliação do processo de ensino e aprendizagem nos Cursos de Graduação da Universidade do Contestado seguem regulamentação geral e aquela estabelecida pelo professor em seu Plano de Ensino e Projeto Pedagógico de Curso.
O processo de avaliação de ensino-aprendizagem tem caráter formativo, como processo contínuo tendo em vista o desenvolvimento de habilidades e competências que expressam a aprendizagem do aluno.
A verificação da aprendizagem e do desempenho acadêmico é feita de forma progressiva e/ou cumulativa, mediante instrumentos avaliativos que se constituem em um conjunto de práticas que utilizam diferentes métodos avaliativos.
A avaliação é semestral composta de duas médias parciais: M1 e M2 para fins de inserção no sistema e-mestre da UnC. Para compor a M1 e M2 todas as avaliações são possíveis, dentre as quais, as tradicionais provas, poderão ser realizadas sob a forma de prova on-line (avaliação formativa no AVA), prova escrita presencial, prova oral, e as metodologias alternativas de avaliação como observação, autoavaliação, relatório, seminários, portfólio, mapa conceitual, Simulados, trabalhos em grupo, técnicas artísticas, entre outras, desde que o professor, considere que atende objetivos e resultados pretendidos face o conteúdo estudado, sem prejuízo de eventual deliberação de cada Colegiado.
A primeira média parcial (M1), sem prejuízo das demais atividades avaliativas, será composta por prova objetiva, de múltipla escolha, realizada em sistema on-line, em data a ser fixada pelo professor, dentro do horário das aulas da respectiva disciplina, sem qualquer suspensão das demais aulas, não podendo haver cumulação de mais de uma prova por dia e duas por semana.
A segunda média parcial (M2), sem prejuízo das demais atividades avaliativas, será composta de prova escrita presencial nos moldes e data estabelecida pelo professor, dentro do horário das aulas da respectiva disciplina.
O professor deve indicar a pontuação atribuída a cada atividade e/ou questão avaliativa.
A avaliação final do rendimento escolar dos alunos de graduação é verificada ao final de cada período letivo, individualmente e por disciplina, abrangendo os aspectos da assiduidade (presença igual ou superior a 75%) e aproveitamento (nota final igual ou superior a 6,0), ambos eliminatórios por si mesmos.
Para aprovação nas disciplinas de Estágio Supervisionado, Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, no Curso de Medicina, o aluno deve obter média igual ou superior a 7,0 (sete), obedecendo à regulamentação própria.
A nota final da disciplina corresponde à média aritmética simples das duas médias parciais (M1 e M2), expressa por notas graduadas de zero (0,0) a dez (10) não podendo ser fracionadas aquém ou além de 0,5 (zero vírgula cinco).
O Sistema Acadêmico arredonda automaticamente as médias, conforme segue: I. parte decimal igual ou menor que 0,24 (zero vírgula vinte e quatro) arredondar para o inteiro menor; II. parte decimal igual ou superior a 0,25 (zero vírgula vinte e cinco) arredondar para o meio acima; III. parte decimal igual ou menor que 0,74 (zero vírgula setenta e quatro) arredondar para o meio menor; e IV. parte decimal igual ou superior a 0,75 (zero vírgula setenta e cinco) arredondar para o inteiro acima.
Todo conteúdo que for requerido na prova deve ter sido, obrigatoriamente, ministrado em sala de aula e também deve estar previsto no Plano de Ensino da disciplina.
O professor poderá ainda realizar provas com conteúdos de semestres anteriores, desde que comunicado aos alunos, em razão do processo de ensino-aprendizagem ser cumulativo.
É obrigatória a divulgação pelo professor dos resultados de cada avaliação de aprendizagem no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis, após a realização dos mesmos.
Para fins de equalização de conhecimento, conforme decisão do Colegiado do Curso é realizada Avaliação Cumulativa (AC), que é composta por todo o conteúdo do semestre no limite de 40 itens. Na mesma sistemática são elaborados provas de formação geral e de conhecimento específico, nos mesmos moldes da prova do ENADE. Essa modelagem permite comparar o desempenho dos alunos da UnC em relação aos estudantes brasileiros do respectivo curso. Com essa escala de referência é possível a investigação do progresso desses alunos durante os diferentes períodos da graduação, servindo de instrumento para diagnósticos acadêmicos que possam servir de base para futuras tomadas de decisões.
Vestibular Presencial
Constitui-se de prova composta por questões objetivas das diversas áreas do conhecimento e elaboração de uma redação, em especial para Medicina. O vestibular pode ser operacionalizado pelo Sistema ACAFE ou pela própria instituição.
Vestibular Digital UnC
Constitui-se de prova composta por questões objetivas das diversas áreas do conhecimento e elaboração de uma redação no próprio portal do sistema e-mestre.
Processo Seletivo por Mérito
O vestibulando ao optar pelo processo seletivo por Mérito escolar participa da classificação por meio da sua nota no ENEM, quando se trata do curso de Medicina ou pela classificação da média do Histórico Escolar do Ensino Médio para outros cursos.
Ingresso por Transferência
As vagas remanescentes dos cursos são ofertadas por Edital de transferência, considerando a existência de vínculo acadêmico com outra instituição.