Na tarde desta quinta-feira, 24 de agosto, o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, empossou a Comissão Estadual para monitoramento e avaliação do Plano Estadual de Educação de Santa Catarina. Neste ato foi empossado o Professor Dr. Argos Gumbowsky na citada Comissão representando o Conselho Municipal de Educação de Canoinhas. O docente atua na Universidade do Contestado e na EEB Santa Cruz.

A Comissão tem como competência: acompanhar a execução das metas e estratégias do PEE; articular o processo de monitoramento e avaliação do Plano; produzir relatórios anuais; e realizar, a cada dois anos, a avaliação das metas e estratégias. Formada por representantes da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina; do Conselho Estadual de Educação e dos Conselhos Municipais de Educação; e do Fórum Estadual de Educação e dos Fóruns Municipais de Educação, a Comissão passa a atuar imediatamente após a posse.

De acordo com Deschamps o maior desafio dos membros será em relação aos dados estatísticos. “Estamos trabalhando com informações de 2010, 2014, 2015, mas as coisas estão andando e evoluindo. Dados precisos e atualizados é um desafio nacional que deverá ser superado para fazer justiça com as ações que estão sendo realizadas nos diferentes níveis e modalidades da educação”, destaca.

A secretária-adjunta da SED, Elza Marina Moretto, explanou o processo de elaboração do PEE, destacando: sua concepção, a síntese das conferências de educação e o próprio monitoramento e avaliação dos Planos Estadual e Municipais de Educação.

O professor Argos Gumbowky expressou a satisfação em poder representar  as entidades nas quais atua. “É importante frisar que participamos de todas as etapas de elaboração do Plano Nacional de Educação, do Plano Estadual e do Plano Municipal. A experiência será gratificante e representará um aprendizado além de colaborar com a melhoria da qualidade da educação catarinense.”

A constituição da Comissão para Monitoramento e Avaliação está prevista no Art. 5º da Lei nº 16.794/2015, de 14 de dezembro de 2015, do Plano Estadual de Educação de Santa Catarina, oficializada pelo Decreto nº 1.120, de 12 de abril de 2017, e Ato nº 1132, de 22 de maio de 2017.

 

Deixe um Comentário