Universidade do Contestado

PMPECSA

O Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental (PMPECSA) concebe a sustentabilidade e a preservação ambiental sob uma ótica interdisciplinar, com uma formação diferenciada, visa tornar o pesquisador um profissional que pensa e trabalha de forma a atender as diversas manifestações da sociedade, estabelecendo um elo entre natureza, sociedade e a economia.

O objetivo do PMPECSA é contribuir para a inserção de profissionais qualificados e aptos para auxiliar no desenvolvimento de soluções aos problemas de engenharia relacionados as estruturas, materiais e meio ambiente.

O Programa possui duas linhas de pesquisa:

  • Linha 1: Construção Civil
  • Gestão e Recursos Aplicados à Construção Civil – esta linha visa desenvolver projetos de edificações e de engenharia civil com foco na construção sustentável. Ênfase no desenvolvimento e investigação de novos materiais de construção de alto desempenho, na ecoeficiência, no conforto ambiental, na inovação, na racionalização de materiais e sistemas construtivos e no planejamento, segurança e gestão do processo. Nela pesquisam-se novas tecnologias para gerar inovação e aprimorar o ambiente da construção civil contribuindo para a melhoria constante do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e aperfeiçoamento do setor.

  • Linha 2: Tecnologia Ambiental
  • Tecnologia, Gestão e Preservação de Recursos Ambientais – esta linha visa identificar os impactos ambientais negativos e desenvolver tecnologias relacionadas à infraestrutura urbana, gestão de recursos hídricos e o tratamento de efluentes e resíduos. Ênfase na preservação ambiental e minimização dos impactos antropogênicos com vistas a uma sociedade sustentável.