Objetivo do Curso

Promover a formação de profissionais em nível de graduação tecnológica desde a escolha das cepas de uva até a comercialização da uva, do vinho e de seus derivados, contemplando aspectos da tradição cultural, fatores éticos e étnicos que embasam a atividade vitivinícola, bem como todo arranjo produtivo.

Campos de Atuação

O Tecnólogo em Viticultura e Enologia atua nas seguintes áreas:

  • Estabelecimentos vitícolas e/ou vinícolas;
  • Laboratórios de análises físico-químicas e microbiológicas de vinhos e derivados;
  • Laboratórios de fiscalização de vinhos e derivados;
  • Estabelecimentos de comercialização de vinhos e derivados;
  • Instituições de pesquisas científicas e tecnológicas, como colaborador;
  • Estabelecimentos de ensino superior, como professor de disciplinas de sua área de formação;
  • Departamento de controle de qualidade;
  • Estabelecimentos de produção e comercialização de produtos enológicos;
  • Lojas especializadas em vinhos e derivados;
  • Restaurantes, atuando no serviço do vinho.

Perfil do Profissional

O Tecnólogo em Viticultura e Enologia atua em diversos setores da indústria de vinhos. Planeja, implanta, executa e avalia os processos de produção, desde a escolha das cepas de uva ao produto final. Gerencia os processos de produção e comercialização de vinhos e derivados. Realiza análise microbiológica, bioquímica, físico-química, sensorial, toxicológica e ambiental na produção de vinhos e derivados. Supervisiona os processos de produção de vinhos e derivados. Gerencia os processos de transformações do envelhecimento de vinhos e derivados. Coordena programas de conservação e controle de qualidade no processo de industrialização de vinhos e derivados. Gerencia a manutenção de equipamentos na indústria de processamento de vinhos e derivados. Realiza atividades de escolha e degustação de vinhos e derivados. Desenvolve, implanta e executa processos de otimização na produção e industrialização de vinhos e derivados. Desenvolve novos produtos e pesquisa em viticultura e enologia. Elabora e executa projetos de viabilidade econômica e processamento de vinhos e derivados. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Duração: 3 anos
As aulas serão ministradas nas sextas-feiras (noturno) e aos sábados (matutino e vespertino) e no período de recesso escolar (semanas concentradas), conforme calendário do Curso.

Local:Campus Universitário de Curitibanos
Campus Universitário de Canoinhas
Campus Universitário de Concórdia

Vagas: 40