07 jun

O projeto de extensão “Viva bem com a coluna que você tem!” teve aceite para publicação na Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. O periódico dispõe de uma seção especial chamada “Do diagnóstico à ação: experiências em promoção da atividade física e saúde”. É uma seção destinada à veiculação de artigos apresentando as bases conceituais, modelos lógicos e resultados de intervenções para promoção da atividade física e saúde.

O manuscrito intitulado VIVA BEM COM A COLUNA QUE VOCÊ TEM: AÇÃO MULTIDISCIPLINAR NO TRATAMENTO DA LOMBALGIA dos autores: Daniel Rogério Petreça, Paula Fabrício Sandreschi, Fabíola Herbst Rodrigues, Regiane Koaski, Luiz Eduardo Becker, Nilton Furquim Junior e Giovana Zarpellon Mazo tem como objetivo descrever a metodologia e implementação do projeto.

Criado em 2004 com parceria entre a Prefeitura Municipal de Mafra e a Universidade do Contestado, o projeto visa promover bem-estar físico, social e diminuição do quadro álgico de indivíduos com lombalgia por meio de tratamento multidisciplinar e produção de novos conhecimentos. Desde a sua criação já foram atendidas cerca de 500 pessoas. O projeto é desenvolvido na academia de musculação do Centro de Esportes da UnC, Campus Mafra, duas vezes por semana, com duração de 60 minutos, por meio de exercícios aeróbios, de flexibilidade e resistência de força. A sessão é conduzida por uma equipe composta por fisioterapeutas, profissionais e estudantes de educação física.

Desde sua criação, os participantes têm melhorado a aptidão física relacionada à saúde e diminuído o quadro álgico. Além disso, por meio do projeto, desenvolveu-se diversos Términos de Curso de graduação, especialização e doutorado sendo uma oportunidade dos estudantes aplicarem atividades de ensino, extensão e pesquisa.

1 Comentário

Deixe um Comentário