A Universidade do Contestado foi palco de discussões ambientais com foco na governança sustentável e ecopolítica na última quarta-feira, 05, em Concórdia.

O evento reuniu grandes nomes da área e oportunizou aos municípios um espaço de reflexões e debates, com viés para a mobilização das autoridades municipais e representantes da sociedade civil, em torno das problemáticas ambientais. Durante a abertura, a Reitora Solange Sprandel da Silva, destacou o papel da Universidade neste contexto, principalmente o histórico da Instituição, enquanto promotora de debates voltados para as questões sociais e a importância das parcerias que possibilitam a propagação do conhecimento. Também marcaram presença o prefeito de Seara Edemilson Canale, representando a AMAUC, o Secretário Roberto Kurtz Pereira, representando o Consórcio Lambari e a Secretária de Educação Márcia Calderoli, representando o prefeito Rogério Pacheco.

A coordenadora do Fórum, professora Celí Araldi Favassa disse que o evento buscou provocar e estimular as lideranças políticas, quanto as questões de sustentabilidade, mostrando que é possível equilibrar o desenvolvimento econômico e o ambiental por meio de uma governança transparente e democrática.

Participaram do evento como palestrantes o francês Kevin Alix, abordando a temática “Cidades Inteligentes e Sustentáveis”; Sergio Carlos Recio, da Argentina com o tema, “Experiências Sustentables De la Sociedad Civil En El Âmbito Público”; O engenheiro agrônomo Diego Jacob Kurtz, com “Economia Verde”; Secretário Adjunto Airton Spies da Secretaria da Agricultura e da Pesca de SC, Airton Spies com o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional”; e advogada Samanta Pineda, falando sobre a “Nova Governança Ambiental”.

Deixe um Comentário