21 nov

A Universidade do Contestado promoveu no dia  18 de novembro, no campus de Curitibanos, o encontro dos acadêmicos participantes do Programa PROESDE Desenvolvimento Regional e  Licenciatura, desenvolvidos durante 2017 nos campi de Concórdia, Curitibanos, Canoinhas e Mafra, com a participação de acadêmicos de todos os campi e de toda região de abrangência da UnC.

No período da manhã, após a abertura, tivemos a palestra com o Dr Gildo Volpato, membro do CEE/SC e Presidente da Comissão Estadual de Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação de Santa Catarina, cujo tema foi “Autoridade docente e qualidade no ensino de graduação”. Na parte da tarde ocorreu a mesa de discussões do PROESDE Licenciatura sobre “Qual o Ensino Médio que Santa Catarina quer?”, finalizando um documento sobre as proposições  que serão levadas para o PROESDE Estadual no próximo sábado, dia 25, em Joaçaba. Também apresentações simultâneas dos relatos de experiências do PROESDE desenvolvimento Regional.

O PROESDE é um programa do governo do estado de Santa Catarina que acontece em duas vertentes: na Licenciatura e no desenvolvimento.

O PROESDE Licenciatura está voltado à formação de profissionais da educação, capazes de intervir e contribuir na melhoria da qualidade da educação básica, por meio da organização curricular, mediante a articulação entre a formação acadêmica, nos cursos de licenciatura, e atividades desenvolvidas nas unidades escolares públicas de educação básica. A discussão deste ano foi pautada na legislação do novo ensino médio

O PROESDE Desenvolvimento consiste em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados à formação do cidadão capaz de intervir nas políticas públicas, mediante a articulação entre sua formação acadêmica e o desenvolvimento socioeconômico da região.

Participaram do PROESDE, neste ano, 80 acadêmicos, que no sábado, dia 18, socializaram as ações desenvolvidas no curso de Extensão, oferecido pela Universidade. Compartilharam e partilharam dos resultados obtidos por meio de projetos desenvolvidos no curso de extensão que foram implementados durante o curso.