28 ago

 

O trabalho intitulado Preservation and reactivation of Candidatus Jettenia asiatica and Anammoxoglobus propionicus using different preservative agents (Preservação e reativação de Candidatus Jettenia asiatica e Anammoxoglobus propionicus utilizando diferentes preservantes), foi aceito para publicação na revista científica internacional Chemosphere (Fator de impacto 4.2; Qualis A1 em Engenharias I, Ciências Ambientais, e Ciências Agrárias).

De autoria dos pesquisadores, Dra. Aline Viancelli (UnC), Dra. Marina Celant de Prá (UFTPR), MsC. Lucas A. Scussiato (UNIOESTE), Dra. Adriana M.G.Ibelli (Embrapa – UnC), Dr. Mauricio Cantão (Embrapa) e Dr. Airton Kunz (Embrapa), o estudo é um marco importante para os trabalhos futuros do grupo e da comunidade científica em geral, pois trata da utilização de diferentes metodologias para o congelamento/preservação de bactérias responsáveis pelo processo ANAMMOX (promissoras para o tratamento de efluentes). O diferencial do trabalho é o sucesso na recuperação da atividade destas bactérias após o descongelamento, e a relação entre o tipo de preservante e a espécie de bactéria que se quer congelar. Atualmente a manutenção das culturas bacterianas é mantida em reatores operados continuamente, o que torna o processo trabalhoso, delicado e com riscos de perda dos micro-organismos em caso de erro de operação. A possibilidade de congelar a cultura facilitará a inicialização de reatores, bem como possibilitará a inclusão segura em bancos de micro-organismos.

A publicação do artigo fortalece a parceria do grupo de pesquisadores, que vem atuando na temática desde 2007, e que nesta semana firmou colaboração para novos estudos referentes ao tratamento de efluentes da suinocultura.

O artigo pode ser acessado no link:

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0045653517310962

Deixe um Comentário