COMUNICADO OFICIAL UnC COVID 19


  • 23 de Março de 2020

COMUNICADO OFICIAL UnC COVID 19 - 004/2020

AULAS PRESENCIAIS REMOTAS

 

Caros Acadêmicos e Professores,

Após esta primeira semana em que foi orientado aos acadêmicos cursar as disciplinas em EAD previstas na matriz curricular do curso (20%), a UnC considerando as implicações da pandemia do COVID - 19, as orientações dos Ministérios da Saúde e da Educação nos termos da Portaria 343-2020, que dispõe sobre a substituição das aulas por meios digitais enquanto durar a situação de pandemia, do Governo de Santa Catarina, que declara situação de emergência (Decreto n. 515/2020), do CEE-SC nos termos da Resolução 009/2020-CEE-SC, e primando pela saúde dos acadêmicos e profissionais da Instituição e a conclusão do semestre letivo no período estabelecido, informa que a partir de quarta feira (25.03.2020) as aulas ocorrerão de forma presencial remota, pelo professor da disciplina, ao vivo, no mesmo horário em que seriam ministradas de modo presencial tradicional, até que a situação epidemiológica se normalize no Brasil.

A ferramenta virtual indicada pelo professor deve ser acessada por todos os acadêmicos que devem estar presentes de forma virtual, pois a presença será validada pelo professor remotamente, no momento da aula. O Google Meet é o recomendado. O professor indicará as atividades didáticas necessárias para sua disciplina, as quais são fundamentais para o processo de aprendizagem. Durante o período o professor estará disponível para responder perguntas e sanar dúvidas.

Além do Tutorial para utilização do Google Meet, a Coordenação de Curso e os Professores seguirão encaminhando orientações e metodologias para execução de aulas remotas e realização das atividades de cada disciplina, as quais na situação atual, tem valor legal. O conteúdo ministrado e as avaliações realizadas durante este período, é oficial.

O e-mestre continuará sendo utilizado para postagem, recebimentos, acompanhamentos de atividades e materiais, bem como para as demais ações necessárias.

A responsabilidade pelas condições de acesso à plataforma e-Mestre e ferramentas disponibilizadas é dos alunos. Evitem se deslocar para locais com dificuldade de acesso a internet. O Setor de TI estará a disposição de alunos e professores.

Para pesquisas e leituras complementares, lembramos que a Biblioteca Virtual da UnC conta com um grande acervo a disposição dos acadêmicos.

Reiteramos que todos permaneçam em casa, sigam as recomendações das autoridades de saúde, cuidem de suas famílias e continuem frequentando as aulas de forma virtual para que a conclusão do seu curso não atrase um semestre ou mais. E o momento de utilizarmos a tecnologia a nosso favor.

Lembramos que o período de férias programadas para os acadêmicos/alunos no mês de julho poderá ser alterado para cumprir o calendário, portanto não agende viagens ou outros compromissos para aquele mês.

Neste período não serão cobradas multas de qualquer espécie.

Universidade do Contestado, em 23 de março de 2020.