Pesquisas do CENPALEO em destaque na Alemanha


  • 24 de Março de 2020

O paleontólogo do Centro Paleontológico da Universidade do Contestado (CENPALEO), João H. Z. Ricetti, divulgou para a comunidade científica internacional algumas das pesquisas realizadas pela UnC na Alemanha. Um dos destaques foi a palestra realizada durante o Stullenseminare, em Freiberg, um seminário que objetiva a exposição de pesquisas e vivências para a comunidade geocientífica da Technische Universtität Bergakademie Freiberg, a mais antiga escola de geociências do mundo. Assim, em um clima intimista, com poucas formalidades, um panorama sobre as geociências no Brasil foi apresentado através de uma abordagem focada na paleontologia e na atuação do CENPALEO junto ao universo da pesquisa em geociências.

Dentre outras linhas de atuação, como as investigações sobre vertebrados fósseis do Cretáceo e as paleotocas Cenozoicas, um destaque especial foi conferido para a pesquisa envolvendo os insetos fósseis Paleozoicos, realizada em parceria com a universidade alemã.

Em Frankfurt am Main, durante o Palaeoentomological Meeting, nas dependências da Senckenberg Naturmuseum Frankfurt, a apresentação envolveu a socialização de uma revisão completa dos insetos fósseis da Era Paleozoica do Sudoeste do paleocontinente Gondwana, que atualmente compreende o continente sul americano. Ainda, mostrou-se os avanços e novas descobertas de insetos com preservações extraordinárias, em fósseis coletados em Mafra, na área de escavação Campáleo, cuja idade retrocede cerca de 65 milhões de anos ao surgimento dos primeiros dinossauros em nosso planeta.

As pesquisas envolvendo os insetos fósseis da América do Sul, com enfoque especial nas espécies de baratas fósseis dos Períodos Carbonífero e Permiano, fazem parte de pesquisas desenvolvidas pelo pesquisador da UnC, com orientação do Prof. Dr. Roberto Iannuzzi (UFRGS) e Prof. Dr. Jörg W. Schneider (T.U.Freiberg).