Mafra: Semana da Psicologia amplia abordagem multidisciplinar


  • 2 de Setembro de 2019

A XVII Jornada de Psicologia, realizada pela Universidade do Contestado (UnC), mobilizou especialistas, profissionais e acadêmicos de Psicologia entre os dias 26 a 30 de agosto, no auditório da Universidade, em Mafra.

Para as acadêmicas de psicologia, do campus de Rio Negrinho, Marta Ozeika e Bruna Voup, a jornada surpreendeu as expectativas. “Participamos todos os anos e sempre aprendemos algo a mais. Aqui trocamos experiências com acadêmicos e especialistas ao mesmo tempo. Sem dúvida são oportunidades únicas”, observaram.  

O momento mais esperado da Jornada foi na quarta-feira (28) com a participação da escritora Katia Rubio, fundadora da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte, pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados da USP e membro da Academia Olímpica Brasileira e colunista do caderno de esporte do Folha de São Paulo.

Segundo o professor de Educação Física, Daniel Petreça, a palestrante Katia Rubio abordou as diferentes áreas que podem contribuir para a melhoria do esporte, desde as categorias de base aos atletas de alto rendimento. “Abordamos questões de corpo, mente e como descobrir os motivos pelos quais as pessoas praticam ou não atividades físicas. A população atual é quase 50% inativa fisicamente e precisamos criar mecanismos para mudar esse quadro”, pontuou.

Reforçando essa ideia, o Coordenador do  Curso de Psicologia, Tadeu David Geronasso, observou que a psicologia está em todos os lugares. O psicólogo está nos hospitais, no esporte, nas empresas e escolas, atuando em todas as áreas, o que mostra a importância da profissão na sociedade.  “O curso de Psicologia da UnC em Mafra já formou 15 turmas com excelentes profissionais. Contar com um profissional capacitado é extremamente importante para fortalecer a saúde mental das pessoas”, diz.

Produção: Douglas Dias, Acadêmico de Jornalismo