UnC integra comitiva de reitores em Brasília


  • 15 de Abril de 2019

A reitora da UnC Solange Sprandel da Silva cumpriu extensa agenda de compromissos em Brasília na última semana, juntamente com a comitiva de reitores das Instituições de Ensino Superior do sistema ACAFE.

Na reunião com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação
(MCTIC) foi proposta a ampliação de bolsas de pesquisa, tecnologia e iniciação científica específicas para as IES Comunitárias, com foco na pesquisa aplicada. Também foi realizada a apresentação do projeto: Compartilhando novas práticas nas Universidades Comunitárias, além de uma maior atenção do Ministério ao desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no âmbito da Educação Básica, com a chamada pública para o Programa Mão na Massa como parte integrante do  Projeto Ciência na Escola e o lançamento das Olimpíadas da Ciência.

O grupo foi recebido pelo presidente da CAPES, Anderson Correia Ribeiro, oportunidade em que foram discutidos diversos temas, entre os quais Financiamento da pós-graduação, acesso irrestrito ao Portal de Periódicos, Mestrados Profissionais, avaliação do impacto regional da pós-graduação, Seminário da CAPES na Acafe em Florianópolis e visita aos Centros de Inovação Tecnológica de Criciúma e Chapecó. Na reunião com a Diretoria de Políticas Regulatórias DPR/SERES do Ministério da Educação foram apresentadas demandas técnicas relacionadas as políticas e práticas de avaliação das instituições de ensino.

No Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, com o presidente João Figueiras de Azevedo, foi abordada a questão dos editais e bolsas para o segmento e os Centros de Inovação.

 Os reitores também cumpriram agenda com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com a presença do Diretor de Gestão de Fundos e Benefícios, Luiz Tadeu Vilela Blumm, em que foram apresentadas reflexões sobre políticas conjuntas entre o Sistema ACAFE e o FNDE para o desenvolvimento da educação, ciência, tecnologia e inovação.

A comitiva esteve no Fórum Parlamentar Catarinense com a presença dos senadores e deputados federais, oportunidade em que foi reforçada a Regulamentação da Lei das Comunitárias e o acesso a recursos públicos.