A transformação através do Esporte


  • 5 de Dezembro de 2018

Os alunos de Educação Física, Campus de Mafra, participaram de uma palestra sobre ultramaratonas com o ultramaratonista Sérgio da Costa Pires, militar do exército que desde 2012 participa de provas de corrida. Segundo Sergio, tudo começou por questões de saúde. Desejava perder peso e melhorar sua disposição para o dia a dia. 
Sergio já realizou mais de 80 provas de corrida, sendo 7 ultramaratonas, 7 maratonas, 33 meia maratonas, além de diversas provas de 5, 10, 15 e 30 km. Somando todas as provas realizadas, Sergio já percorreu 2.122km. O atleta afirmou que sua maior competição é consigo mesmo, que seu objetivo é sempre dar o seu melhor, porém, respeitando os limites do seu corpo.
Sergio destacou a importância do acompanhamento multiprofissional que recebe e o apoio incondicional da família. 

O apoio recebido pelo atleta dos patrocinadores é direcionado a ações sociais para famílias carentes com portadores de necessidades especiais, além de instituições como Lares de Idosos, escolas e Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de RioMafra. O atleta também atua como guia voluntário de atleta deficiente visual e no projeto Pernas Solidárias.
A palestra complementou os conteúdos da disciplina de Nutrição na Atividade física e reafirmou a importância do esporte como transformador de diversas realidades.