Semana da Optometria na UnC Canoinhas


  • 12 de Julho de 2018

O Campus de Canoinhas sediou a I Semana Acadêmica de Optometria: Abordagens Preventivas, Clínicas e Terapêuticas na Miopia.

O evento abrangeu todas as fases do Curso de Optometria e possibilitou o acolhimento dos acadêmicos e interação com o Corpo Docente, Coordenação do Curso e principalmente com os palestrantes, destaques no cenário nacional e internacional, sendo a maioria egressos do Curso de Optometria da Universidade do Contestado.

Entre os temas apresentados destaca-se Controle da Miopia, Conduta Optométrica na Miopia Infantil, Risco de cegueira na Miopia não controlada, Optometria de Atenção Primária, entre outras, buscando um melhor entendimento acerca dos métodos de prevenção, avaliação e tratamento da Miopia. Participou do evento, via SKIPE, a palestrante Doris Stitt, Bacharel em Optometria pela Universidade de La Salle na Colômbia e Mestre em Saúde pela Pontifícia Universidade Javeriana de Bogotá/ Colômbia que apresentou o tema “Um olhar sobre minha prática optométrica nos Estados Unidos”.

Também foram divulgados os resultados em banners e apresentação oral de temas desenvolvidos em atividades articuladas entre disciplinas do semestre, evidenciando assim as ações de interdisciplinaridade realizadas pelo Curso de Optometria.  A atividade teve a articulação com o Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional com o tema A Universalização da Saúde Pública: Desafio e Complexidades do SUS, de autoria da Prof. Dra Maria Luiza Millani.

A 1ª  Semana Acadêmica proporcionou novas perspectivas sobre o exercício e conduta profissional, além de demonstrar as mais novas tecnologias empregadas na prática mundial da Optometria. Aproximou o Curso de Graduação da UnC com o Brasil e o Mundo, afirmou o palestrante Juan Pablo Bretas - Presidente CROO-SC e Professor do Curso de Optometria da UnC.

Foi de suma importância participar do encontro acadêmico na posição de palestrante e poder passar um pouco da experiência em campo, pós universitária, podendo contribuir para quebra de alguns paradigmas que rondam o pensamento estudantil, gerando maior suporte para os diagnósticos em relação ao tema abordado, destaca Matheus Buffi Marconi, Bacharel em Optometria pela UnC.


A 1ª Semana Acadêmica de Optometria realizada para os estudantes da UNC foi de extrema valia, uma vez que o profissional em formação, compreende como deverá atuar profissionalmente no mercado de trabalho. Por esta razão, o conhecimento acadêmico é imprescindível que o estudante esteja resguardado por condutas que lhe oferecem maior segurança jurídica no ambiente profissional. Assim, a Assessoria Jurídica da CrOO-SC buscou, através desta conferência, repassar aos universitários considerações importantes para o exercício da profissão dentro das premissas legais no Estado de Santa Catarina, destacaram a Dra.   Marina Soro Melo e Dra. Mábila Melo Bretas.