Acadêmicos de Psicologia visitam Instituições em Joinville


  • 12 de Junho de 2018

Os acadêmicos da 5ª fase de Psicologia da Universidade do Contestado ? Campus Rio Negrinho, realizaram em maio uma viagem de estudos para conhecer duas Instituições na área de atendimento à Saúde Mental em Joinville. A viagem de estudos foi organizada pelos professores responsáveis pelas disciplinas de Processos de Dependência e Drogadição e Psicopatologia II (Prof. Dr. Rafael Christofoletti e Prof. Fernanda Cristina Neidert Batista) e pela Coordenação do Curso de Psicologia no Campus, Prof. Ms. Santa Cecília Marques Herzog.

Os acadêmicos conheceram o Centro de Atenção Psicossocial Dê Lírios ? CAPS III, que possui seu funcionamento 24 horas e atualmente é considerado como uma referência no Estado de Santa Catarina, no que diz respeito ao tratamento em saúde mental. Foram recepcionados pela Coordenadora a Sra. Simone Salensi, a qual explicou sobre a organização dos profissionais de todas as áreas de atuação, bem como do fluxo de atendimentos, tratamentos e atividades que são proporcionados aos usuários do serviço no município, posteriormente os acadêmicos conheceram as instalações da instituição e de forma breve tiveram contato com alguns dos usuários do serviço naquele dia. “A visita e a participação da Universidade é fundamental, pois estamos além de cumprir um papel social, estamos juntos em uma interface, onde se abre espaço para uma mudança na questão da saúde mental, estamos trabalhando a questão da Psicologia, o espaço da escuta”, salienta a coordenadora do CAPS.

Na sequência, foi realizada uma visita ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas ? CAPS ad, onde os acadêmicos foram recepcionados pela Psicóloga e Coordenadora da Instituição, Sra. Jeruslaine Roeder Espíndula, a qual explicou sobre o funcionamento e fluxo de atendimentos dos usuários, porém o enfoque desta visita foi principalmente dedicado a apresentação de alguns casos específicos e formas como ocorrem os tratamentos e acompanhamentos. “A visita da Universidade na instituição é de fundamental importância para que ocorra uma aproximação dos acadêmicos com o ambiente real de atuação profissional, para que aprimorem os seus conhecimentos para além dos espaços da sala de aula”, comentou a psicóloga da instituição.

A viagem de estudos proporciona aos acadêmicos um contato mais estreito com a realidade do dia a dia nos atendimentos em saúde mental, enfatizando a importância dos aprendizados em sala de aula.