21 nov

 

No dia 08 de novembro de 2017, aconteceu na UnC Mafra, o “IV Conscientize-se” vinculado ao grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva e Meio Ambiente (NUPESC) da UnC, sobre a responsabilidade das Professoras Dras. Chelin Steclan e Renata Campos. A atividade visou à interdisciplinaridade com foco na atenção primária integrada a comunidade, voltada à prevenção de doenças e a promoção de saúde.

O tema central deste ano foi a ÁGUA, sendo que todos os cursos da Saúde apresentaram ações, metodologia, e ferramentas que visam a água como agente promotor e de manutenção da saúde. Os cursos que desenvolveram as ações foram: Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Ciência Biológicas, Farmácia, Medicina e Educação Física, contudo, os demais cursos da Universidade, assim como, a comunidade, prestigiaram o evento integrado.

A água é um tema universal, sendo que no ano corrente tem sido amplamente associada a saúde, por isso, cada curso teve a oportunidade de trazer como a água pode ser vinculada ao seu curso. O curso de Farmácia trabalhou com o controle e qualidade da água. A Fisioterapia trabalhou com a conscientização do consumo de água em pacientes e relacionado as técnicas. A Enfermagem abordou a qualidade da água na assistência e cuidados no ambiente de trabalho. A educação física trouxe a importância do consumo de água na prática de exercícios físicos. A Ciências Biológicas trabalhou a conservação e manejo, bem como programas de sustentabilidade para água. A medicina, que integrou a atividade este ano, trabalhou com o consumo de água e prevenção de doenças, focando na medicina preventiva. E o curso de Psicologia, fez a finalização com as respostas orgânicas e somáticas em relação ao uso da água.

Professora Chelin, pesquisadora do NUPESC e idealizadora do Conscientize-se relata que é de suma importância a consolidação de equipes multiprofissionais, principalmente que trabalhem conjuntamente para promoção da Saúde. Inclusive, a temática multiprofissional deve-se iniciar durante a formação do acadêmico, visando alcançar melhores resultados para os futuros egressos e para a comunidade assistida. Tendo isso, nada melhor que construir essa cultura multiprofissional utilizando um tema comum dentro de uma atividade integrada, e por isso, que este ano a Água foi o tema principal. Acredita-se também, que assim como nos demais anos, a atividade foi um sucesso e relevante crescimento tanto de participação quanto repercussão para alunos, professores e comunidade.

Professora Renata Campos, líder do NUPESC, descreve que o apoio e auxilio na execução das atividades interdisciplinares é de grande importância para o fortalecimento do grupo de pesquisa. Esta IV edição do conscientize-se é a solidificação de que o trabalho em prevenção de doenças e promoção da saúde é possível de ser realizada de forma interdisciplinar, além de oportunizar o compartilhamento de informações acerca de que forma cada profissional de saúde atua.

Curso de Farmácia (coordenado pela Profª Miriam Cristina Valério)

 

Curso de Ciências Biológicas (coordenado pela Profª Maristela Povaluk)

 

Curso de Enfermagem (coordenado pelo Profª Me. Esvaldo Antunes)

 

Curso de Fisioterapia (coordenado pela Profª Dra Renata Campos)

 

Curso de Medicina (coordenado pelo Dr. Jonas de Melo)

 

Participação dos professores Ademir Flores (coordenador de Educação Fisica e pesquisador NUPESC), Chelin A. Steclan (idealizadora do evento) e Pollyana Weber da Maia (docente do curso de Psicologia e Pesquisadora NUPESC)

 

Participação dos docentes Ademir Flores (Ed. Física), Luciane Valério (ed. Física), Miriam Valério (Farmácia), Pollyana Maia (Psicologia), Renata Campos (Fisioterapia), Célia Valério (Ciências Biológicas), Letícia Hacke (Medicina), Carla (Farmácia), Jaqueline Horodeski e Rubiane Veiga (Fisioterapia), Oscar Pacheco (Medicina), Profª Chelin (Medicina, Fisioterapia e Farmácia).

 

Profª Luciane Valério (ed. Física) iniciando a sua atividade no Conscientize-se

 

Visão geral das atividades